08
08-2023

Fotojornalista expõe série de retratos “pintados” com a técnica do light painting

O fotojornalista Rafael Martins, de 34 anos, vem desenvolvendo já faz algum tem um trabalho documental e artístico com imagens captadas com a técnica do light painting. A mais recente série foi realizada com moradores da Vila de Igatu, distrito de Andaraí (BA), na Chapada Diamantina. Batizado de “A terra luminosa”, são 32 retratos que estarão expostos na Galeria Arte e Memória, em Igatu mesmo, até o dia 10 de outubro de 2023.

Retrato de Dona Lita, moradora da Vila de Igatu (BA), em seu jardim iluminado com a técnica de light painting

Vencedor de premiações nacionais do fotojornalismo como o BNB (2023), Sebrae (2022), New Holland (2019) e CNT (2018), Martins tem um olhar também voltado para a arte e suas obras via light painting discutem a relação de perda e permanência na imagem fotográfica. A série “Alumiar”, por exemplo, faz parte do acervo de fotografia do renomado espaço Pierre Verger, em Salvador (BA).

O lugar onde vive o retratado também é protagonista na cena pintada com luz por Rafael Martins

Em “A terra luminosa”, os retratos foram produzidos no interior das residências e comércios da vila e mostram a decoração dos lugares, como a arquitetura de pedras, típicas dos garimpeiros e característica famosa de Igatu. Segundo Rafael Martins, algumas vezes o local tem o mesmo destaque que a pessoa na composição da cena, dividindo o protagonismo com o retratado. Para o curador Marcos Zacariades, esse trabalho apresenta uma cenografia em que cada vida é representada ao seu modo, seja nos caminhos noturnos de um jardim ou na arrumação de garrafas de um pequeno bar.

Além de casas, o fotógrafo também fez retratos no ambiente dos pequenos comércios de Igatu

A técnica do light painting (ou pintura com luz) é baseada em longa exposição e, nela, o obturador da câmera fica aberto por minutos (ou mesmo horas) em um ambiente totalmente escuro. Durante esse período de tempo, fotógrafo, também vestido de preto, “pinta” o retratado e o cenário geralmente com uma lanterna, fazendo um controle quase artesanal de uma iluminação pontual.

Foto: Rafael Martins

O projeto foi batizado de “A terra luminosa” e ficará exposto até o começo de outubro de 2023 em uma galeria de Igatu

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: