24
10-2023

Fotógrafos mineiros da Nitro lançam livro para comemorar os 20 anos da produtora

Distante do modelo das antigas agências de fotografia, a Nitro Histórias Visuais é uma das maiores produtoras de conteúdo de Minas Gerais. O nome da empresa, nascido de um coletivo de quatro fotógrafos e um escritor, já indica uma filosofia de trabalho: tentar romper limites e inovar no uso de técnicas, mídias, plataformas e valores para narrar visualmente histórias cotidianas e reais da sociedade. Esse novo jeito mineiro de contar histórias a partir de um olhar que observa e de uma escuta sem pressa nascente de encontros na estrada, na beira do rio, na pequena cidade, na cidade grande ou em meio à natureza. Para amalgamar essa trajetória que completa 20 anos, a Nitro lançou o livro e o filme “Tramas: sobre caminhos e encontros” no dia 28 de outubro de 2023 no Una Cine Belas Artes, das 10h às 14h, em Belo Horizonte (MG).

Retrato de criança no Vale do Jequitinhonha (MG) que está no livro “Tramas: sobre caminhos e encontros”_Divulgação/Nitro

Mais que abordar os caminhos percorridos em duas décadas pelos fotógrafos Bruno Magalhães, João Marcos Rosa, Leo Drumond e Marcus Desimoni e pelo escritor Gustavo Nolasco, o livro e o filme falam das possibilidades narrativas da imagem, de uma fotografia que é ferramenta para conhecer e se aproximar das pessoas. Embora as obras celebrem os 20 anos da Nitro, não há preocupação com a ordem cronológica dos fatos. O mote são os encontros: são deles que nascem todas as histórias e fotografias. E para que cada uma dessas imagens e textos fosse gerada, fez-se necessário um tempo de escuta, que é o cerne da produção dos integrantes do coletivo.

Uma das muitas cenas do cotidiano no interior do Brasil que fazem parte da edição final do livro_Divulgação/Nitro

Para Simonetta Persichetti, crítica de fotografia e jornalista que assina, ao lado do quinteto, a curadoria e edição do livro “Tramas: sobre caminhos e encontros”, o Brasil abordado pelo coletivo mineiro ganha na publicação uma profundidade que vem da delicadeza, do respeito e da generosidade. “Eles vão atrás de histórias que merecem e devem ser contadas, na contramão da sociedade do eco, que repete, que fala muito e que ouve pouco. Eles não escutam histórias para se apropriarem delas, mas para contá-las ao mundo como intermediários”, comenta Simonetta.

Imagem de um redemoinho em caminho de terra que faz parte do projeto Beira de Estrada_Divulgação/Nitro

Segundo ela, “Tramas: sobre caminhos e encontros” é um convite a contemplar os detalhes cotidianos que se destacam ao se tornarem visíveis. “O ser humano é criativo porque tem a capacidade de contemplar. E estamos perdendo isso. Em um universo de imagens que nos atropelam a todo instante, temos que nos dar o privilégio de contemplar”, diz a jornalista. Na avaliação dela, na edição do livro as imagens não gritam: elas convidam o observador a contemplar, a ficar um tempo olhando.

Imagem de preparação de comida captada na Serra da Canastra (MG)_Divulgação/Nitro  

A partir de um mergulho no acervo da Nitro, incluindo o que havia sido publicado e o que estava engavetado, Magalhães, Nolasco, Rosa, Drumond, Desimoni e Simonetta dividiram uma complexa tarefa de edição que implicou mais em retirar do que inserir. E, apesar dos cinco profissionais terem olhares heterogêneos, as escolhas revelam uma comunhão entre suas interpretações, característica simbolizada no projeto editorial do livro, que não é separada por capítulos. As histórias (imagens e textos) são apresentações de maneira fluida, estão misturadas umas nas outras, interligadas como uma trama, como o próprio nome sugere.

Retrato na contraluz realizado em Manga, norte de Minas Gerais, em 2010_Divulgação/Nitro

Esse processo criativo foi registrado em imagens para um curta-metragem de 25 minutos que tem o mesmo título do livro. Ou seja, ao mostrar a construção e edição do livro, o filme revela histórias por trás das fotografias, além contar com depoimentos e múltiplos formatos de imagens, incluindo arquivos antigos, imagens de celular e reportagens sobre os projetos. A direção é assinada por Bruno Magalhães e Natacha Vassou (também é a montadora do filme). Livro e filme também serão lançados em São Paulo (SP) no dia 22 de novembro de 2023, das 19h às 22h, no Bar do Beco, na Vila Madalena.

Bruno Magalhães, João Marcos Rosa, Gustavo Nolasco, Leo Drumond e Marcus Desimoni (da esq. para a dir.)_Divulgação/Nitro

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: