06-2020
Fotógrafo japonês vence World Press Photo 2020
O concurso anual World Press Photo (WPP) anunciou o resultado da edição 2020. O ganhador da foto do ano foi o japonês Yasuyoshi Chiba, com imagem intitulada “Voz direta”, que mostra um jovem iluminado por celulares enquanto grita palavras de protesto contra o governo, durante um blecaute em Cartum, Sudão, em 19 de junho de 2019.
O vencedor da história fotográfica do ano foi o francês Romain Laurendeau, com ensaio intitulado “Kho, a gênese de uma revolta”. A palavra Kho significa “irmão” em árabe coloquial falado no norte da África. O trabalho retrata a história do profundo mal-estar entre jovens que, ousando desafiar a autoridade, inspiraram o resto da população a se unir à sua ação, dando à luz o maior movimento de protesto na história recente da Argélia.
O WPP ainda premiou o trabalho interativo do ano, concedido a DJ Clark, diretor de multimídia do jornal China Daily, pelo PolyU, ambiente imersivo que permite ao usuário uma experiência em 360 graus de manifestações realizadas em Hong Kong. Um quarto prêmio foi dado para o vídeo do ano, “Cenas de uma cidade seca”, sobre a crise de abastecimento de água em Cidade do Cabo, na África do Sul, realizado por François Verster e Simon Wood.
O WPP tem um total de 15 categorias e indica primeiro, segundo e terceiro lugares em cada uma. A peruana Silvia Izquierdo, fotógrafa chefe da agência Associated Press no Brasil, ficou em segundo lugar na categoria Esportes – Foto Única, com imagem da torcida do Flamengo comemorando o título da Copa Libertadores sobre o River Plate no Maracanã, onde assistiram à partida em telões.