08-2023
Confira fotos espetaculares de um recorde mundial de slackline feitas no Catar
O estoniano Jaan Roose, campeão mundial de slackline, estabeleceu um novo recorde ao atravessar 150 metros em linha reta entre as pontas do Katara Towers, edifício arrojado que abriga o Fairmont Doha, luxuoso hotel seis estrelas no Catar. Ele fez isso se equilibrando em uma fita de 2,5 centímetros de largura esticada a 195 metros de altura. Roose é agora recordista mundial de travessia de slackline iluminado por LED (chamada de “sparkline”) – a distância é equivalente a 1,5 campo de futebol. Tudo foi devidamente documentado com imagens espetaculares pelo fotógrafo Volodya Voronin, também da Estônia, especialista em esportes de ação e aventura – segmento que cresceu muito na última década.

O fotógrafo Volodya Voronin flash para documentar a travessia de Jaan Roose sem perder as luzes de fundo
Roose disse que atravessar entre as torres do hotel foi um dos desafios mais exigentes que ele enfrentou, especialmente considerando o comprimento e a altura. Voronin, que acompanha o astro do slackline em suas performances pelo mundo, avaliou que os ventos fortes em Doha dificultaram bastante a ação de seu compatriota em busca de mais um recorde mundial.

O slackliner estoniano é campeão mundial e dono de vários recordes na modalidade
No formato de duas cimitarras, a espada em curva dos árabes o Karata Towers, é dividido entre a Crescent Tower Lusail e a Katara Hospitality Tower, inauguradas em 2022 para a Copa do Mundo no Catar. Além do Fairmont Doha, tem cinemas, lojas, restaurantes e apartamentos. O atleta estoniano disse que assim que viu imagens do estranho edifício, quis caminhar entre as torres.

A fita de apenas 2,5 cm e 150 metros de comprimento de largura teve iluminação por LED
Ele avaliou que as luzes LED acrescentaram um peso extra à fita e isso o fez mudar a forma de equilibrar o corpo nela. “Foi como andar de skate sobre um tronco de árvore longo e pesado”, comparou. Para o especialista Volodya Voronin, apesar do “vento caótico”, foi fundamental a calma e a experiência de Roose. “Para ele, parecia algo simples, como tomar café da manhã”, escreveu Voronin em seu Instagram.

A travessia sobre a fita foi realizada com o atleta e 195 metros do chão, mas com segurança
O fotógrafo é embaixador dos flashes da Godox e usa equipamento da Sony. Faz parte da também do grupo de profissionais que acompanham atletas patrocinados pela Red Bull, caso de Jaan Roose, e atualmente vive em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele atua também nas áreas de estilo de vida, natureza, urbana e publicitária.

Visão mais distante da travessia feita por Jaan Roose entre as duas torres do arrojado edifício

O atleta enfrentou fortes ventos para chegar de um lado a outro do Katara Towers, em Doha, no Catar