02-2017
Concurso Skypixel premia fotos feitas com drones
O chinês Ge Zheng chamou a atenção do júri pelos detalhes da foto realizada com um drone e levou o prêmio de imagem do ano no concurso internacional Skypixel Photo Contest de 2016, cujo resultado foi divulgado no final de janeiro de 2017. O fotógrafo usou um DJI Inspire 1 Pro para o clique, que foi registrado às margens do Rio Qidu, na província de Fujian, nordeste da China. A imagem mostra um pescador durante o trabalho entre várias redes amarelas. Como prêmio, Zheng receberá um DJI Inspire 2, um DJI Mavic Pro 2, óculos de realidade virtual da Epson, uma impressora para fotografias SureColor P400 da Epson, e uma assinatura de um ano da Adobe Creative Cloud.
O que surpreendeu foi o número de inscrições: 27 mil, e isso apenas na segunda edição, já que na primeira, em 2015, o concurso atraiu cerca de 10 mil pessoas. Reduto de fotógrafos especializados em fotografia com drones, a plataforma Skypixel foi lançada em 2014 pela DJI, empresa especializada na produção dos equipamentos, como uma rede de divulgação dos trabalhos e colaboração para fotógrafos iniciantes.
Profissionais
Na categoria Beleza, para competidores profissionais, o vencedor também foi chinês, Hanbing Wang, com uma fila de camelos flagrada no Deserto de Taklamakan, que é um dos maiores do mundo em área, localizado a oeste da China. O segundo lugar ficou com o selfie do neozelandês Brendon Dixon, que se deitou em uma passarela em cima de um vertedouro de uma represa. Outro chinês, Heng Li, fotografou fogos de artifício contrastando com o anoitecer na beira do Monte Gephel, no Tibete, e acabou em terceiro lugar.
Em Drones em Ação, os competidores foram desafiados a fotografar os próprios drones durante as sessões. A divertida foto do estoniano Roman Neimann garantiu o primeiro lugar da categoria. A imagem mostra um colega dele prestes a saltar em um lago – na descrição da imagem, o fotógrafo afirma que o dia marcava 20ºC, a água 25ºC, e que os dois repetiram a cena por, no mínimo, dez vezes antes de conseguirem a imagem certa. Em segundo lugar, ficou a foto do usuário HackerSundy, da China, com o seu drone sobrevoando um lago para fotografar uma garça, e, em terceiro, o alemão Norman Nollau, que registrou o aparelho sobrevoando a região montanhosa do sul da Alemanha.
A categoria 360º inclui imagens interativas e panorâmicas da área sobrevoada. O entardecer de Guangzhou, terceira maior cidade da China em população, deu o primeiro lugar para o chinês Jigwen Chen. A segunda posição foi do holandês Paul Oostveen, com uma foto da planície de lagos escondidos da Islândia, uma vez que, de tão plana a área, alguns só são vistos por aproximação ou com o sobrevoo. Em terceiro, ficou a foto do chinês Shoushan com uma imagem do Parque Nacional Zhangye Danxia, de montanhas coloridas pelo desgaste dos minerais.
Amadores
Fotógrafos entusiastas não ficaram de fora da competição. Em Beleza, o chinês Cheng Han garantiu o primeiro lugar com a fotografia da ponte suspensa de Baling, uma das mais altas do mundo, com cerca de 370 m acima do nível do rio que corre por baixo. O checo Filip Snajdr misturou os resquícios de uma estrutura do século 16, a paisagem rural e a luz emitida por seu drone para criar um efeito de light painting e levou o primeiro lugar da categoria Drones em Ação. Por fim, o destaque da categoria 360º ficou para o chinês Wen Li, que registrou os morros na região da Cordilheira Tian Shan, na divisa da China com o Quirguistão.
É possível conferir a galeria completa de imagens vencedoras e mais dos trabalhos dos fotógrafos premiados no site do concurso Skypixel.