08-2023
Concurso da The Nature Conservancy 2023 abre inscrições e tem prêmio especial para o Brasil
As inscrições para o concurso anual de fotos da The Nature Conservancy (TNC), organização não-governamental de conservação ambiental, vão até o dia 29 de setembro de 2023. O concurso é mundial e qualquer pessoa com imagens da natureza pode participar, já que o objetivo é engajar o público sobre a importância de proteger e recuperar o planeta. Neste ano, o concurso traz algumas novidades: o número de categorias dobrou (passando de 6 para 12) e haverá uma premiação exclusiva para fotos feitas por brasileiros, que também concorrem nas categorias internacionais – não há limite para o número de fotos inscritas.
A imagem ganhadora do Grande Prêmio em 2022, de autoria do fotógrafo chinês Li Ping
As inscrições devem ser feitas online pelo site da TNC, no qual também estão disponibilizadas as regras e informações sobre o concurso. Os vencedores serão anunciados em outubro no site e nas redes sociais da The Nature Conservancy. Serão entregues um total de US$ 25 mil em prêmios, incluindo um equipamento fotográfico avaliado em US$ 5 mil para o vencedor do Grande Prêmio global.
Já para premiação nacional será uma viagem de três dias com acompanhante para o Ibiti Vilage, um refúgio na Mata Atlântica em Ibitipoca (MG) – prêmio inclui passagens, alimentação e estadia nesta pousada que prima pela sustentabilidade com um projeto socioambiental, além de ser a única brasileira na lista de 2023 da revista americana Robb Report dos 50 melhores hotéis de luxo do mundo.
A imagem que recebeu o Grande Prêmio em 2021, feita pelo fotógrafo queniano Anup Shah
Realizado desde 2017, o concurso The Nature Conservacy registrou em 2022 um recorde de participação, com mais de 100 mil inscrições de 196 países. O grande vencedor ano passado foi o fotógrafo chinês Li Ping com uma imagem aérea de uma estrada deserta margeada de ambos os lados por sulcos que se estendiam no formato de uma árvore. Já os brasileiros Giovani Cordioli e Marcelo Paulo Silva tiveram menções honrosas na categoria Pessoas e Natureza e Cristiano Xavier na categoria Plantas e Fungos.
As inscrições serão avaliadas por profissionais de grande prestígio, formado por um grupo de jurados que inclui fotógrafos de grande reconhecimento internacional, como o espanhol Javier Aznar, a americana Morgan Heim e o holandês Frans Lanting. Os jurados serão responsáveis por escolher os vencedores do Grande Prêmio, que é a melhor foto de 2023, e as duas melhores fotos de cada categoria (primeiro e segundo lugares), além das menções honrosas de cada categoria.
Foto da americana Jenny Zhao que recebeu menção honrosa na categoria Vida Selvagem no concurso de 2022
Já a escolha da melhor foto feita por brasileiro será decidida por um júri especial composto por renomados fotógrafos nacionais: André Dib (especializado em fotografia documental, de paisagens, fauna, flora, e o modo de vida de povos e comunidades tradicionais), Kamikia Kisedjê (um dos mais conhecidos e respeitados cineastas e fotógrafo indígena do Brasil), Luciano Candisani (premiado profissional cujas narrativas interpretam culturas tradicionais e ecossistemas ao redor do mundo e membro da Liga Internacional dos Fotógrafos Conservacionistas) e Maíra Erlich (que tem um trabalho especialmente focado em temas relacionados a questões sociais, direitos humanos e cultura). Para saber mais, acesse: www.tnc.org.br.
Imagem captada pelo brasileiro Cristiano Xavier que recebeu menção honrosa na categoria Plantas e Fungos em 2022