01-2025
Com estilo clássico, a lente Voigtländer Nokton 28 mm f/1.5 chega ao mercado para atender Nikon e Sony
Para quem tem câmera Nikon com baioneta Z ou Sony com montagem E e procura com grande angular fixa, com distância focal clássica e superluminosa, a marca genérica Cosina colocou no mercado a Voigtländer Nokton 28 mm f/1.5 Aspherical – a tradicional marca alemã de câmeras e lentes foi adquirida pela empresa japonesa em 1999. O único “porém” da lente, que já está disponível para Sony, é oferecer apenas o foco manual. Até o final de fevereiro de 2025 ela estará a venda também para a linha Z da Nikon. O preço sugerido é US$ 833 para ambas em lojas dos Estados Unidos.

Versão para Nikon Z: a Voigtländer, tradicional marca alemã, foi comprada pela japonesa Cosina em 1999
As duas lentes são praticamente idênticas, embora existam algumas diferenças notáveis. Naturalmente, a lente Cosina teve que ajustar cada modelo para levar em conta as diferentes baionetas, resultando em tamanhos ligeiramente diferentes. A objetiva para câmeras da linha Z pesa 360g, tem 6,8 cm de diâmetro e 5,7 cm de comprimento, enquanto a fabricada para a linha Sony E pesa 320g, tem 6, 3 cm de diâmetro e 5,5 cm de comprimento. Com isso, há uma diferença no tamanho do filtro também: o modelo Z usa rosca de filtro de 52 mm enquanto o modelo E da Sony, a rosca é de 49 mm. A textura serrilhada também é ligeiramente diferente entre as versões de montagem E e montagem Z.

A versão para Sony tem pequenas diferenças de tamanho e design em relação à versão para Nikon
Embora ambas as versões apresentem um anel de controle de abertura, que os fotógrafos precisarão usar para controlar o diafragma, uma parece mais adaptada para vídeo do que a outra: o manual da versão Sony E especifica que o anel de abertura pode ser desmarcado para operar silenciosamente durante a gravação de vídeo, enquanto no manual da versão da Nikon Z não há menção disso. Ambas foram projetadas para câmeras full frame (embora possam ser usadas em modelos APS-C) e oferecem uma faixa de abertura de f/1.5 a f/16 com um diafragma de 12 lâminas para ajudar a produzir um bokeh redondo. A construção apresenta dez elementos ópticos em oito grupos.

O diafragma de 12 lâminas daVoigtländer Nokton 28 mm f/1.5 produz um atraente bokeh no plano de fundo_Divulgação Cosina
A lente apenas tem foco manual, como seria de se esperar de uma lente clássica Voigtländer. No entanto, ela é equipada com contatos eletrônicos que fornecem dados Exif e suportam estabilização de imagem no corpo quando pareados com uma câmera que os oferece. Além disso, os contatos comunicam a distância do foco, o que permite recursos de assistência de foco, que variam dependendo da câmera na qual ela está acoplada.

A 28 mm é uma distância focal clássica na fotografia, muito usada em cenas de rua, documental e fotojornalismo_Divulgação Cosina