12
06-2025

Chinesa se destaca no Exposure One Shot Awards com elegantes e poéticos autorretrato em P&B

O Exposure One Shot P&B Awards é um concurso que leva em conta uma única imagem feita em preto e branco e que divide os participantes entre profissionais e não profissionais em nada menos do que 20 categorias. De todos os fotógrafos inscritos, são eleitos os campeões gerais profissionais e não profissionais. Na edição de 2025, a grande campeã geral profissional foi a chinesa Xidong Luo. Já entre os não profissionais, o primeiro lugar geral ficou com o português Richard Gibson. Para a edição de 2025, o concurso recebeu inscrições de 56 países.


O belo e criativo autorretrato em P&B da chinesa Xidong Luo, a campeão geral do concurso

Dona de um trabalho elegante e poético, com muitos autorretratos feitos por meio de espelhos (veja mais em @salma_luo no Instagram), Xidong Luo foi escolhida como a melhor com a imagem “Uma Alma com Mil Sóis”. Segundo ela, sua criação simboliza a humildade, o equilíbrio e a realização de desejos. Como flores de camomila foram inseridas na cena, ela explica que essa planta carrega uma poderosa mensagem de esperança e força. “Ao abraçar a energia suave da camomila, podemos acessar seu poder ancestral para atrair amor, felicidade e positividade para nossas vidas”, diz.

O tcheco Jozef Danyi usou uma lente grande angular e um ângulo criativo para fazer a foto que ficou em segundo no geral

O segundo lugar no geral ficou com o tcheco Jozef Danyi (@pepexdx) com a imagem “Ciclistas”, que ele descreve como de alto contraste, tensão e energia cinética. “Ciclistas de BMX se misturam com a geometria do espaço, criando um ritmo de sinfonia visual onde força, velocidade e arquitetura se fundem em um único movimento”, comenta Danyi.


A fotógrafa americana Joanna Steidle usou um drone para fotogragar um grupo de arraias se aproximando de um cardume de peixes

O terceiro posto foi ocupado pela fotógrafa americana Joanna Steidle (@joannasteidle), com a foto “Outro Mundo”. Ela é uma especialista no uso de drones e foi com esse aparelho que ela registrou um grupo de arraias-nariz-de-vaca se aproximando de um cardume de peixes-de-menhaden da região litorânea dos Hamptons, em Long Island, Nova York, EUA.


Richard Gibson, que vive em Portugal, foi o melhor entre os não profissionais com um retrato ao estilo ensaio de moda

Entre os não profissionais, Richard Gibson @richard_gibson_flowers), que vive no Porto, em Portugal, arrebatou o primeiro lugar com a imagem “Noturno Atemporal”, que ele descrecre como “uma figura feminina conceitual e atemporal em um estilo gráfico minimalista, com a sensualidade em uma ideia geométrica majestosa e surreal”. O fotógrafo diz que a imagem, foi inspirada por mestres que ele adora: Ralph Gibson, Irving Penn, Ray Metzker, Trent Parke, Richard Avedon e Helmut Newton.


O português João Coelho ficou em segundo lugar entre os não profissinais ao registrar uma cena de fé à beira-mar

O segundo lugar foi para o superpremiado fotógrafo João Coelho @joaocoelho_photography), também de Portugal, com a imagem “Purificação”, que mostra um grupo de fiéis com com seu pastor em uma praia deserta para “se libertar dos espíritos malignos que os dominaram”. A libertação só se completa quando mergulham no mar, guiados pelo pastor, que invoca a presença de Deus para testemunhar sua purificação, explica Coelho.


A fotógrafa americana Carolie Peppiatt ficou em terceiro entre os não profissionais com uma imagem dos pântanos da Flórida

O terceiro lugar ficou com a americana Caroline Peppiatt com a foto “Manhã úmida de agosto”. Caroline é uma fotógrafa entusiasta apaixonada por natureza e vida selvagem. Ela conta que ganhou uma pequena câmera compacta de seu neto há 12 anos e isso a inspirou a fazer aulas de fotografia. Com o tempo, atualizou o equipamento e comprou uma canoa para remar pelos pântanos e riachos da Flórida, fotografando a beleza que encontra por lá. Para conferir todos os premiados nas 20 categorias de profissionais e não profissionais do Exposure One Shot P&B Awards, acesse: www.exposureoneawards.com/contests/winners/one-shot.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: