14
08-2019

CCBB traz exposição inédita de Man Ray ao Brasil

Foto: Man Ray. Autorretrato (c.1930)

Foto: Man Ray. Autorretrato (c.1930)

O público brasileiro poderá entrar em contato pela primeira vez no País com 255 obras do norte-americano Man Ray, nome artístico adotado por Emmanuel Radnitsky. A exposição Man Ray em Paris, programada para entrar em cartaz no dia 21 de agosto de 2019, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (CCBB SP), reúne obras realizadas entre 1921 e 1940, seu período de maior efervescência criativa. Com entrada gratuita, deve ficar aberta até 28 de outubro e depois será montada no CCBB de Belo Horizonte, onde poderá ser visitada de 11 de dezembro de 2019 a 17 de fevereiro de 2020.

Nascido em Filadélfia, em 1890, Man Ray mudou-se para Nova York ainda adolescente. No ambiente cosmopolita da metrópole, estudou artes e entrou em contato com a vanguarda artística, tornando-se amigo de Marcel Duchamp logo após a chegada deste aos EUA, em 1915. No início da década de 1920, Man Ray mudou-se para Paris e foi na capital francesa que ele se envolveu com o Surrealismo e se transformou em um dos maiores expoentes do movimento liderado por André Breton.

Man Ray ficou conhecido por sua obra fotográfica, mas sua produção artística se estendeu por outros domínios, como a pintura, a escultura e o cinema. Uma das grandes marcas do seu trabalho é justamente a transversalidade. Seu tema de predileção foi o erotismo e a subversão de objetos e cenas do cotidiano.

A exposição Man Ray em Paris tem curadoria da francesa Emmanuelle de l’Ecotais, especialista no trabalho do artista e responsável por seu Catálogo Raisonée. A mostra reúne fotografias, objetos, filmes e serigrafias, divididos em duas partes. A primeira parte trata da fotografia como instrumento de reprodução da realidade, contando com retratos de personalidades e amigos do universo das artes, reportagens fotográficas e ensaios para a grife de Paul Poiret (1879-1944).

A segunda parte é destinada à fotografia manipulada. Man Ray foi pioneiro na realização de superposições, solarizações e fotogramas, técnicas que permitem afastar a imagem fotográfica da figuração documental.

A exposição também deve reunir imagens que registram a vida de Man Ray em Paris e suas relações de amizade, com destaque para sua musa, Kiki de Montparnasse. Prevê uma programação de filmes e atividades didáticas voltadas à interação do visitante, como a montagem de um laboratório fotográfico e a elucidação de detalhes sobre as técnicas utilizadas em suas obras.

A produção executiva é da Artepadilla, com patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cidadania.

Serviço
Exposição: Man Ray em Paris
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Quando: 21 de agosto a 28 de outubro de 2019

Foto: Man Ray. As lágrimas (1932)

Foto: Man Ray. As lágrimas (1932)

Foto: Man Ray. Magnolia (1926)

Foto: Man Ray. Magnolia (1926)

Foto: Man Ray. Retrato de Marcel Duchamp (1922)

Foto: Man Ray. Retrato de Marcel Duchamp (1922)

 

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: