11
11-2024

Canon anuncia mais três lentes híbridas para a série RF de câmeras mirrorless

A Canon anunciou o lançamento de mais três novas lentes híbridas da série RF L, feitas para uso conjunto de foto e vídeo: a grande angular RF 24 mm f/1.4 L VCM, a normal RF 50 mm f/1.4 L VCM e a telezoom RF 70-200 mm f/2.8 L IS USM Z. Elas se juntam à RF 35 mm f/1.4 L VCM, apresentada em junho de 2024, primeiro lançamento da marca nesse conceito de uso misto – que deve ditar o design das lentes daqui em diante. Nos mercado dos Estados Unidos, as três lentes têm preço sugeridos de: US$ 1.499 (RF 24 mm f/1.4 L VCM), US$ 1.399 (RF 50 mm f/1.4 L VCM) e US$ 2.999 (RF 70-200 mm f/2.8 L IS USM Z). No Brasil a Canon ainda estava para definir os preços.

A telezoom RF 70-200 mm f/1.4 VCM tem uma versão na cor preta, quebrando uma tradição desse tipo de lente na Canon

As fixas RF 24 mm f/1.4 L VCM e RF 50 mm f/1.4 L VCM são bastante versáteis, muito luminosas graças à abertura máxima de f/1.4 e formam um conjunto complementar com  RF 35 mm f/1.4 L VCM tanto para fotografia quanto videografia com câmeras mirrorless da marca. Com um design óptico pensado para obter alta qualidade em toda a área da imagem, contam com o recente atuador e sistema de foco da Canon (VCM), além do Nano USM, que assegura autofoco rápido, preciso e silencioso, ideal para captações discretas e fluídas, segundo a Canon. O design externo dessas lentes híbridas facilita os ajustes em gimbals, o que gera uma filmagem mais prática e eficiente.

Foto 2

As novas lentes híbridas da Canon, como a RF 24 mm f/1.4, oferecem Anel de Controle de Íris para gravação de vídeo

O interessante é que a RF 24 mm f/1.4 e a RF 50 mm f/1.4 têm o mesmo cumprimento: 99, 3 mm. Como é esperado, a grande angular é mais leve que a  lente normal: 515 g contra 580 g. Elas oferecem um Anel de Controle de Íris para controlar a abertura durante as gravações de vídeo, além de botão de função na lente e anéis de controle e de foco personalizáveis.

Foto 3

Curiosamente, a RF 50 mm f/1.4 tem exatamente o mesmo cumprimento da “irmã” de 24 mm e pesa 65 g a mais

Já a RF 70-200 mm f/2.8 L IS USM Z mostra a grande versatilidade de desse conjunto de distâncias focais, há muito consagradas na fotografia. É uma lente ideal para casamento, esportes, fotojornalismo, retrato e moda. Com design externo e mecânica interna similar à elogiada RF 24-105 mm f/2.8 L IS USM Z, a  RF 70-200 mm apresenta um bom equilíbrio em gimbals e outras plataformas. Ela é compatível com extensores RF de 1,4x e 2x, o que transforma seu ângulo de visão em 98-280 mm f/4 ou em 140-400 mm f/5.6, ampliando sua versatilidade graças à manutenção de abertura máximas bastante luminosas para a distância focal mais longa. Ela também conta com Anel de Controle de Íris para gravação com ajuste fino e sua compatibilidade com adaptadores PZA de zoom elétrico a torna um acréscimo muito interessante para de produção de vídeo.

Foto 4

As duas versões da híbrida a RF 70-200 mm f/2.8 L IS USM Z, uma telezoom muito versátil Além disso, a nova RF 70-20 mm f/2.8 oferece estabilização de imagem em até 5,5 pontos ou até 7,5 pontos no centro e 7 pontos nos cantos em uma estabilização coordenada quando a câmera tem estabilização no corpo. Ela tem corpo resistente a poeira e a respingos e não chega a ser muito pesada: 1,1 kg. Uma curiosidade: apesar de ser uma lente L USM, ela também é oferecida na cor preta, algo que é novidade na Canon.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: