07-2023
Australiana faz imagem real com iPhone e jurados de concurso a desclassificam como sendo de IA
Com a onda de imagens fakes que circulam pela internet, a australiana Suzi Dougherty acabou sendo vítima de uma comissão julgadora de um concurso na Austrália. Uma foto genuína que ela fez com iPhone foi eliminada da competição porque houve suspeita de que ela tinha sido criada por inteligência artificial (IA).
A fotografa fez uma imagem de seu filho e dois manequins quando visitava uma exposição da grife Gucci
Suzi produziu uma imagem criativa de seu filho Caspar, de 18 anos, com dois manequins vestidos com roupas floridas em uma pose intrigante enquanto visitava uma exposição de adereços e cenários do Museu Powerhouse de Sydney, Austrália, usados em campanhas publicitárias da grife de luxo Gucci. Feliz com o resultado, ela em um concurso realizado pela Charing Cross Photo, uma loja da cidade.
Um amigo mostrou a ela uma postagem no Instagram declarando que sua foto não seria avaliada porque os organizadores suspeitavam que fosse uma imagem de IA. “Eu nem saberia como fazer uma foto de IA. Estou apenas começando a entender o ChatGPT”, disse em entrevista ao jornal britânico The Guardian..
Na postagem no Instagram desqualificando a foto, os quatro jurados comentaram que primeiro ficaram “intrigados”, mas depois “desconfiaram”. Ian Anderson, dono da Charing Cross Photo, disse que os jurados analisaram os metadados da imagem, mas não conseguiram definir se era gerada ou não por IA. A loja, para resolver a questão, ligou no dia seguinte ao julgamento para Suzi Dougherty, que explicou como fez a foto e assegurou ser real. Mas era tarde demais, pois a imagem já tinha sido rejeitada. Ao menos o organizador ofereceu uma inscrição gratuita para a fotógrafa no próximo concurso.