19
11-2025

Ator Jeff Bridges comanda um projeto para recriar a clássica câmera panorâmica Widelux

A WideluxX é ainda um protótipo, mas o projeto é lançar a câmera no mercado em breve

O ator americano Jeff Bridges está diretamente envolvido com o renascimento da câmera panorâmica Widelux, que ele usou por décadas para documentar os bastidores dos sets de filmagem. A ideia é lançar a WideluxX, versão recriada da câmera analógica clássica, que por enquanto é um protótipo. Para quem não sabe, aWidelux é uma câmera panorâmica totalmente mecânica que foi fabricada no Japão entre 1958 e 2005. Em vez de um obturador tradicional, ela utiliza uma lente oscilante que gira horizontalmente atrás de uma fenda estreita para expor o filme. Esse sistema e o formato panorâmico seduziram gerações de fotógrafos mundo afora.

A Widelux original é totalmente mecânica e usa um sistema de lente oscilante que gira horizontalmente para captar a imagem

Bridges anunciou o projeto de redesenvolvimento da Widelux há cerca de um ano, e o protótipo WideluxX 0001 representa um passo empolgante. Em seu site, o ator afirma que, ao longo dos anos, capturou algumas fotos incríveis de bastidores de produções de cinema com ela. Com ele nesta empreitada estão sua esposa, Susan, Charys Schuler, dona da revista Silvergrain Classics, e Marwan El Mozayen, editor-chefe da publicação. “Há 20 anos, a fábrica da Widelux pegou fogo, então decidimos que, em vez de deixar nossa câmera favorita morrer, a traríamos de volta à vida”, diz Jeff Bridges.

A clássica câmera panorâmica foi fabricada no Japão de 1958 a 2005 e tem no ator Jeff Bridges um grande fã

Ele se refere a um grande incêndio na fábrica japonesa em 2005, que interrompeu severamente as operações. Devido a esse incidente e outros fatores, a produção da Widelux foi encerrada. Hoje, as câmeras Widelux originais são itens de colecionador muito procurados e podem ser encontradas por preços que variam de US$ 1.200 a US$ 2.300, dependendo do modelo. “Estamos mantendo o estilo clássico. É uma câmera analógica feita à mão no Japão, construída para durar gerações”.

Jeff Bridges usando sua Widelux, com a qual faz imagens de bastidores das filmagens que participa

A WideluxX é baseada no modelo Widelux F8. Como não existem desenhos mecânicos originais da câmera disponíveis, a equipe teve que fazer engenharia reversa e recriar cada peça.  Tudo está sendo criado do zero, já que não há peças sobressalentes disponíveis. “Haverá muitas pequenas melhorias, mas o DNA ainda é o da Panon Widelux F8”, diz Charys Schuler. Ela também explicou que os modelos originais da Widelux são “temperamentais” e prometeu que a nova forma de fabricação oferecerá maior confiabilidade e padrões de consistência. A empresa também afirma que planeja fornecer serviços e manutenção. Quem, estiver interessado ​​pode se inscrever para receber atualizações por meio do boletim informativo no site WideluxX.com.

Bridges num autorretrato com a Widelux vestido como personagem do filme “Bravura Indômita”, de 2010

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: