12
07-2024

Atletas olímpicos clicados por Gustavo Malheiros são tema de exposição no Rio

O fotógrafo carioca Gustavo Malheiros lançará o livro “Olímpicos” e uma exposição homônima no Museu Histórico Nacional, no centro da cidade do Rio de Janeiro, no qual o foco é voltado para as atletas olímpicas que estarão nos Jogos de Paris. Prevista para ser aberta no dia 20 de julho, a exposição fica em cartaz até 29 de setembro de 2024. Nela podem ser vistas 35 imagens que fazem parte do livro, publicado pela Arte Ensaio Editora.

A skatista maranhense Rayssa Leal, medalha de prata em Tóquio, vai tentar um segundo pódio nos Jogos de Paris

Malheiros tem uma longa carreira ligada à publicidade, moda, retratos e produção de livros autorais. Para ele, “Olímpicos” é uma celebração da força e da determinação dos competidores brasileiros, documentando parte de sua preparação para a Olimpíada de 2024. É o terceiro trabalho do fotógrafo dedicado aos atletas olímpicos, sucedendo as coberturas para os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Tóquio 2020.

A atleta Isabela Abreu com o cavalo que disputará a etapa de hipismo do pentatlo moderno, que ainda tem esgrima, natação, corrida e tiro esportivo

Ele conta que pegou estrada com sua equipe e se aventurou pelo Brasil durante meses para retratar a vida de atletas de várias modalidades. “A missão era capturar não apenas a habilidade física, mas também o compromisso e a paixão que os movem. Testemunhamos a busca desses atletas pela excelência e o sonho de ganhar uma medalha olímpica,” afirma Malheiros.

Equipe brasileira de ginástica rítmica formada por Bárbara Domingos, Giovanna Silva, Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Pereira e Victória Borges

O fotógrafo conta que seu objetivo nas imagens é transmitir a beleza dessas caminhadas, a intensidade dos compromissos e o senso de propósito que os leva a Paris 2024. “Busquei captar ainda a profundidade cultural e emocional com foco em histórias de mulheres atléticas e inspiradoras”, diz ele – mas há homens também, como o surfistas Gabriel Medina, entre outros. Já a escolha pela maioria feminina faz todo sentido: pela primeira vez na história, a delegação olímpica brasileira terá mais mulheres que homens (55% no total).

O surfista Gabriel Medina, tricampeão mundial, vai tentar a primeira medalha olímpica em Paris

Formado pela School of Visual Arts de Nova York, EUA, Gustavo Malheiros graduou-se em Economia antes de virar fotógrafo profissional. Iniciou a carreira como assistente do renomado americano Bruce Weber. Com um portfólio diversificado, Malheiros já realizou exposições em Londres, Hong Kong, Madri, Turim, Paris e Nova York, além de Rio de Janeiro e São Paulo. No campo da publicidade, trabalhou com grandes agências, como WMcCann, Lew Lara\TBWA e Giovanni DraftFCB. Tem trabalhos publicados em revistas como Vogue, Trip, TPM e GQ. Também é autor de 17 livros, incluindo O Coração do Brasil (2001), Anônimos Famosos (2002), Pedra e Luz (2008), Backstage (2011), Brazilyorkers (2016), Verão Passado (2017), Tempestade (2018), Marco Zero (2019), entre outros.

A boxeadora Bia Ferreira, campeã mundial profissional peso leve, é uma das esperanças de medalha de ouro em Paris

Serviço: Exposição “Olímpicos”, com fotografias de Gustavo Malheiros, no Museu Histórico Nacional, na Praça Marechal Âncora S/N, centro, Rio de Janeiro (RJ); de 20 de julho a 29 de setembro de 2024, de quarta a domingo, das 10h às 17h, entrada franca.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: