22
05-2025

As melhores foto de comida premiadas no World Food Awards

Os vencedores do World Food Photography Awards de 2025, concurso patrocinado pela empresa e alimentos congelados Bimi, foram anunciados e o Grande Prêmio ficou com o fotógrafo chinês Xiaoling Li graças a um tocante retrato de em grupo de mulheres idosas na China se alimentando – a imagem também foi a ganhadora na categoria “Comida para a Família”. Li conta que a imagem foi registrada na Cidade Antiga de Shuangliu, na província de Sichuan, na China. “As senhoras idosas na foto estão ‘montando uma formação de Portão do Dragão’. Esta é uma expressão usada na China para se referir aos amigos da vizinhança que se reúnem para conversar, fofocar e compartilhar histórias. Elas estão comendo rolinhos primavera”, explica o fotógrafo.

O World Food Photography Awards tem diversas categorias e outro destaque entre os premiados foi outro chinês, Chang Jiangbin, vencedor da categoria “Traga a Colheita para Casa”. Ele informa que, após a colheita do arroz, a água do rio enche os arrozais e começam a aparecer peixes. Ele flagrou dois meninos que, depois de ir à escola, foram pescar com suas arapucas, aproximando-se silenciosamente e saltando vigorosamente em direção ao alvo.

Também se destacou como vencedor do Prêmio Bimi o americano Ryan Kost. Ele registrou monges em um templo em Angkor Wat, no Camboja, preparando oferendas budistas tradicionais. Essa prática é profundamente simbólica no budismo, frequentemente representando celebração, gratidão, respeito e devoção ao Buda e à comunidade monástica e de ensino. O arranjo intrincado de frutas e flores enfatiza a atenção plena e o respeito, explica Kost.

O italiano Diego Marinelli, um renomado fotógrafo especializado em comida, foi o ganhador da Prêmio Philip Harben de Comida em Ação, apoiado pelo Salão Culinário Internacional. Ele deu foto à massa fresca, um símbolo que representa a riqueza cultural e gastronômica italiana. “A imagem de seu processamento se torna um meio de contar história, tradições e paixões seculares. A que fotografei é do tipo matassa, feita em Irpinia, no sul da Itália, com uma técnica verdadeiramente excepcional”, informa Marinelli.

Outro americano, Luke Copping, foi o vencedor do Prêmio da Fundação James Beard. A foto mostra Tom Moriarty que, ao lado de sua esposa, Caitlin, é dono da Moriarty Meats e do restaurante adjacente, o Café Bar Moriarty. O Moriarty Meats vende carnes de animais inteiros em Buffalo, Nova York, e se inspira em açougues europeus tradicionais, com Tom e sua equipe fazendo cortes exclusivamente à mão.

Já o indiano Debdatta Chakraborty obteve o primeiro lugar na categoria “Comida de Rua”. Ele conta que após o meio-dia, fornos enormes são acesos e paranthas gigantes são preparadas para o iftar, durante os meses do Ramadã, em Calcutá, na Índia. Não apenas muçulmanos, mas pessoas de todas as comunidades se aglomeram em torno das barracas de comida, tornando-as um paraíso gastronômico. Foram enviadas cerca de 10 mil inscrições de 70 países para o World Food Photography Awards de 2025. Para ver a galeria online de todos premiados e finalistas, acesse o site de 2025, visite o www.worldfoodphotographyawards.com/finalists-gallery-2025.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: