03-2024
Annie Leibovitz toma posse na Academia de Belas Artes da França e diz não estar nem aí para IA
A fotógrafa americana Annie Leibovitz foi admitida na prestigiada Académie des Beaux-Arts (Academia de Belas Artes) da França, uma célebre e criteriosa entidade criada em 1816. Coube ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, também membro da academia, fazer um discurso em homenagem a Leibovitz na cerimônia de posse, em Paris. Já na entrevista pós-cerimônia, a fotógrafa não fugiu de polêmica: disse que não estar preocupada com a inteligência artificial (IA) na sua área e que a fotografia em si não é real.
A fotógrafa Annie Leibovitz com a estranha espada da Academia de Belas Artes da França_Divulgação
Ao falar com a agência France Presse (AFP), Annie Leibovitz disse que o crescimento das plataformas de IA não a preocupam nem um pouco. “A cada avanço tecnológico, surgem hesitações e preocupações. Você apenas precisa mergulhar e aprender como usar a seu favor”, comentou. E foi mais longe: sugeriu que as imagens geradas por IA têm tanto mérito como as fotografias. “A fotografia em si não é realmente real… Gosto de usar o Photoshop. Utilizo todas as ferramentas disponíveis”, afirmou. E acrescentou que enquadrar uma cena sempre implica “edição e controle em algum nível”.
O brasileiro Sebastião Salgado, eleito em 2016, fez o discurso de posse da colega da fotografia_Divulgação
Leibovitz ingressou como membro associado estrangeiro na Academia de Belas Artes francesa e, para a ocasião, usou um terno personalizado de Nicolas Ghesquière, diretor artístico das coleções femininas da Louis Vuitton – ela complementou o traje com a estranha espada cerimonial da entidade, um símbolo de adesão. Após as solenidades, a fotógrafa falou sobre o significado de sua posse: “É obviamente uma das grandes honras da minha vida. O que torna isso especialmente significativo é que a fotografia está representada ao lado de pinturas, esculturas, gravuras, cinema, dança, música e arquitetura”. Ela ocupará a cadeira que pertencia ao arquiteto sino-americano IM Pei.
A atriz Maryl Streep em um dos muitos retratos icônicos de celebridades feitos por Annie Leibovitz
O evento contou ainda com uma apresentação de cantora americana Patti Smith, que interpretou “Peaceable Kingdom”, e uma exibição de algumas das grandes imagens realizadas por Annie Leibovitz, que lembraram a todos os presentes a força de seu talento artístico. Cabe lembrar ainda que o primeiro membro da fotografia a ingressar na Académie foi francês Lucien Clerque (1934-2014), que depois foi até presidente da entidade. Salgado, eleito em 2016, é o primeiro brasileiro a ter essa honraria.