12-2018
Albert Watson é o autor do Calendário Pirelli 2019
A quadragésima-sexta edição do famoso Calendário Pirelli foi apresentada em Milão, Itália, e traz imagens produzidas pelo fotógrafo escocês Albert Watson nas cidades de Miami e Nova York, EUA. Intitulado “Dreaming”, o trabalho é uma reunião de histórias registradas por meio de fotografias sobre as aspirações de quatro mulheres e do comprometimento de cada uma para atingir seus objetivos.
Imagens em sequência contam histórias de personagens interpretados pela modelo Gigi Hadid ao lado do estilista Alexander Wang, pela atriz Julia Garner, pela parceria dos bailarinos Misty Copeland e Calvin Royal III e pela atriz Laetitia Casta junto com o bailarino Sergei Polunin – com exceção de Laetita, francesa, e Polunin, ucraniano, todos os outros são americanos. Foram feitas 40 imagens em cores e P&B na proporção de 16:9 inspirados na grande paixão de Watson pelo cinema.
“Queria ser diferente dos outros fotógrafos e fiquei pensando qual poderia ser a melhor maneira. Fui à procura de imagens que contassem histórias. Não queria meros retratos de pessoas, mas algo que se aproximasse o quanto mais das ‘imagens congeladas’ de um filme. Gostaria que, ao olhar para o Calendário Pirelli, as pessoas entendessem que o meu propósito foi sondar as pessoas que estava retratando e revelar uma situação com um enfoque positivo sobre as mulheres de hoje”, explica Watson.
A personagem interpretada por Gigi Hadid está separada há pouco tempo do companheiro, vive na solidão dentro de uma torre de vidro e Alexander Wang é o seu único amigo e confidente. Julia Garner interpreta uma jovem fotógrafa, amante da natureza e da solidão. Misty Copeland, que contracena com Calvin Royal III, também olha para o futuro sonhando com o sucesso no mundo da dança. Laetitia Casta é uma pintora que mora em um pequeno apartamento-estúdio com o seu parceiro, interpretado por Sergei Polunin. Ambos sonham com o sucesso: ela como artista, ele como bailarino.
Quem é Albert Watson
Nascido e criado em Edimburgo, Albert Watson se formou em Design Gráfico no Duncan of Jordanstone College of Art and Design, em Dundee, Escócia, e Cinema e Televisão no Royal College of Art em Londres, Inglaterra. Embora cego de um olho desde o nascimento, estudou fotografia como parte de seu currículo. Em 1970, mudou-se para os Estados Unidos começou a fotografar como hobby. Desde então e até hoje, firmou-se como um dos fotógrafos de grande sucesso graças à sua capacidade de mesclar arte, moda e fotografia publicitária em imagens que se tornaram mais icônicas.
A variedade e a abrangência de sua obra vão dos retratos de Alfred Hitchcock e Steve Jobs, aos beauty shots de Kate Moss, das paisagens de Las Vegas, às naturezas mortas realizadas registrando artefatos do faraó Tutankhamon. Ele tem obras em galerias e museus de várias partes do mundo.
Watson conquistou vários prêmios, incluindo um Lucie Award, um Grammy Award, três Andys, um Der Steiger Award, um Hasselblad Masters Award e a Centenary Medal, prêmio à carreira da Royal Photographic Society. Em junho de 2015, o escocês foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico (OBE) por sua contribuição vitalícia à arte da fotografia.
Ao longo dos anos, fotos de sua autoria ilustraram cerca de 100 capas da revista Vogue mundo afora e inúmeras outras publicações, como Rolling Stone, Time e Harper’s Bazaar. Muitas de suas fotos são marcantes no mundo da moda ou de retratos de estrelas do rock, rappers, atores e outras celebridades. Assinou ainda centenas de campanhas publicitárias de grifes, como Blumarine, Prada, The Gap, Levi’s, Revlon e Chanel.