03-2024
A vida de um fotógrafo brasileiro em buscado American Dream
Vinicius Marmo é um jovem fotógrafo de 34 anos que vive em Orlando, Flórida, em busca do sonho americano como muitos outros imigrantes latino-americanos. A vantagem do brasileiro, nascido em Brasília (DF), é que se mudou para os Estados Unidos com a família já com uma carreira sólida e um planejamento para conseguir um espaço no disputado mercado local. De produção fotográfica eclética (produtos, retratos, moda, publicidade, esportes, turismo, social…), Marmo buscou focar em dois nichos que já o atraíam antes mesmo de se tornar um fotógrafo profissional: eventos de empreendedorismo e de lideranças motivacionais, que podem ficar sob o “chapéu” da fotografia corporativa.
Imagem do evento “O Poder do Network” em Boston, EUA: famoso o empresário e palestrante Bruno Avelar é um dos clientes do fotógrafo brasileiro
O lado empreendedor do brasiliense aflorou em 2011, logo após sua graduação em Publicidade e Propaganda (também tem MBA em Marketing): montou o próprio negócio de delivery de bebidas. Como precisava criar conteúdo para as redes sociais para personalizar sua comunicação, ele comprou uma câmera semiprofissional. Até então, fotografava como hobby, algo que começou na pré-adolescência – o primeiro contato com câmeras foi em 2003, com as então famosas Sony CyberShots. Com o tempo, além das fotos de produtos para sua empresa, Vinicius Marmo passou expandir seu olhar para outros estilos: ensaios com pessoas, fotos de natureza, de aniversários e imagens aéreas com drone. Essa nova atividade o encantou. Em 2015 ele vendeu o negócio de bebidas e passou a focar apenas em fotografia.
Clique dos tempos de Rio de Janeiro: Natalia Guitler, campeã mundial de futevôlei, em foto realizada para o jornal O Globo
O passo seguinte foi deixar Brasília e procurar espaço no mercado de uma cidade pela qual ele é apaixonado: o Rio de Janeiro (RJ), para onde se mudou em 2016. As coisas começaram a acontecer a partir de 2017, quando Marmo conseguiu pegar trabalhos grandes, como campanhas internas de produtos da Loreal, a cobertura de um festival de cinema e viagens para fotografar atrações turísticas. Depois, de 2018 a 2022, com a carreira mais consolidada, ele registrou celebridades em desfiles de carnaval, fez clipes musicais e campanhas publicitárias, cobriu eventos corporativos e continuou a trabalhar com imagens de turismo. Nesse período, também teve a oportunidade fotografar duas temporadas completas da Stock Car Pro Series, principal competição automobilística brasileira, e uma temporada completa da categoria TCR South América, cobrindo etapas na Argentina, no Uruguai e no Brasil.
Cobrir campeonatos de automobilismo era uma das atividades de Vinícius Marmo quando morava no Brasil
Havia, no entanto, um sentimento de atração pelos Estados Unidos que vinha da adolescência, pois Vinícius Marmo havia tido a oportunidade de ir algumas vezes para lá. Contudo, foi durante uma nova viagem, ainda em 2022, para visitar familiares no norte dos EUA, que tudo começou a ficar mais claro para ele. Recebeu o incentivo dos parentes lá estabelecidos e de outras pessoas para pensar seriamente em um projeto de trabalho com fotografia no mercado americano. Naquele mesmo ano, ele se mudou para Orlando, na Flórida, com a esposa, Maria Clara, e os filhos Valentina, hoje com 12 anos, e Gabriel, com hoje 5. “Em conversa com a Maria Clara, chegamos à conclusão que tínhamos investimentos no Brasil que garantiriam uma reserva financeira inicial. Assim, iniciamos um processo para a legalização da família por meio da minha habilidade na fotografia e no vídeo. Hoje, tenho permissão de trabalho na área e pretendo expandir minha atuação”, diz ele.
Imagem de um ensaio de moda: o profissional brasileiro tem experiência em várias áreas da fotografia
Passados dois anos, Vinícius Marmo trabalha principalmente em grandes eventos de empresários brasileiros que têm negócios nos Estados Unidos e no Brasil. Para ele, o segredo está em sempre buscar algo diferente, ter o mesmo olhar em diferentes ângulos e formatos de captação. Para isso, hoje usa câmeras e lentes de alta qualidade, drone e ainda câmera subaquática ou de 360 graus quando necessário. Aliás, ter acesso a equipamentos da melhor qualidade por preços muito mais acessíveis em comparação ao Brasil é uma das vantagens de morar nos EUA. Atualmente, ele trabalha com duas câmeras Nikon a DSLR D750 e a mirrorless Z6 II, em conjunto com as lentes Rokinon 12 mm f/2.8, as Sigma Art 20 mm f/1.4, 35 mm f/1.4, 24-70 mm f/2.8 e as Nikkor 70-200 mm f/2.8 e 180-600 mm f/5.6.
No meio corporativo, o fotógrafo estabelecido em Orlando também faz retratos para divulgação, como dessa dupla de empresárias
Marmo diz que há anos lê e busca conhecimento sobre empreendedorismo e liderança motivacional. Conta que desde 2014 tem interesse por grandes personalidades e empresários que produzem conteúdo de sucesso em finanças, liderança, comportamento e networking. Isso o levou a acompanhar pelo Instagram e em podcast o brasileiro Bruno Avelar, especialista em network que imigrou há 18 anos e já morou em Portugal, Inglaterra e Espanha. Hoje, Avelar reside justamente em Orlando como cidadão português e de lá administra empresas no Brasil, em Portugal e nos EUA como CVO (Chief Visionary Officer).
Bruno Avelar, especialista em network, na sua apresentação em Nova York: o fotógrafo brasileiro acompanha as palestras dele por vários estados americanos
Marmo teve a chance de fotografar uma edição do evento “O Poder do Network” para apresentar seu trabalho a Avelar e, a partir daí, seguiu registrando várias edições e mentorias do conterrâneo, famoso por suas palestras, em diversas cidades americanas. Com essa ótima conexão, conheceu outros empresários e empreendedores americanos que também passaram a contratá-lo. Assim, se destacou nesse nicho de mercado e passou a trabalhar para várias partes dos Estados Unidos – como cobrir um evento recente voltado para construção civil, a Best Builders Conference, em Las Vegas.
O fotógrafo brasiliense Vinícius Marmo na cobertura de um evento nos Estados Unidos
Os desafios iniciais, segundo ele, foram de adaptação à cultura, à língua e de chegar a Orlando sem conhecer ninguém. “Não foi fácil o primeiro ano. É preciso ter planejamento, foco e determinação para fazer acontecer”, comenta. Já uma das vantagens, segundo ele, é sentir que tanto americanos quanto imigrantes valorizam ao olhar artístico e o trabalho de um fotógrafo. Para Vinícius Marmo, as pessoas e empresas se preocupam realmente com sua imagem e querem contratar um bom fotógrafo para registrar momentos memoráveis ou estratégicos. “Não é fácil, mas isso me motiva a buscar novos trabalhos e clientes, assim como investir em divulgação, pois o retorno acontece”, avalia.