10-2019
35 lentes recém-chegadas ao mercado
Confira objetivas recentes de Canon, Fujifilm, Nikon, Sigma, Sony, Tamron, Tokina e Zeiss e veja quais podem fazer parte do seu equipamento
Por Mário Fittipaldi
O investimento em objetivas de qualidade é um dos mais eficazes para aqueles que buscam evoluir na fotografia, seja um profissional ou um entusiasta. Enquanto a renovação de câmeras é quase constante, a de lentes é bem mais vagarosa. O fato é que hoje as lentes estão num ótimo padrão de qualidade, mesmo as de marcas tidas como genéricas, caso de Sigma, Tamron e Tokina, que em outros tempos não despertavam tanta confiança.
Para facilitar a sua vida, já que é bem difícil acompanhar todas as novidades do mercado, Fotografe reuniu os 35 lançamentos mais importantes que ocorreram nos últimos meses, organizando-os por marca (originais e genéricas) em ordem alfabética, acompanhados de comentário e ficha técnica. Cinco dessas lentes estão nestas páginas duplas de abertura por um motivo simples: são de sonho, superteles caríssimas e de uso bem restrito, adoradas por fotojornalistas (principalmente os de esporte) e fotógrafos de natureza e vida selvagem.
A começar pelas duas Canon apresentadas em setembro de 2018, a EF 400 mm f/2.8L IS III USM e a EF 600 mm f/4L IS III, ambas atualizadas para a terceira versão com um sistema de estabilização de imagem (IS) mais avançado e um peso menor. O IS da 400 mm suporta 5 pontos de exposição e o peso é de 2.840 g (o mais leve da categoria). A distância mínima de foco chega a 2,5 m, o diafragma tem 9 lâminas e o filtro interno é de 52 mm. O preço? Bem, é igual ao de alguns carros zero km básicos no Brasil: US$ 12 mil. Já o modelo de 600 mm também garante 5 pontos de estabilização, tem distância mínima de foco em 4,2 m e pesa 3.050 g. Por ser f/4, custa só um pouco mais: US$ 13 mil.
A Nikon não fica muito atrás com a Nikkor AF-S 500 mm f/5.6E PF ED VR (haja letrinhas de especificações), uma supertele que utiliza um elemento Phase Fresnel (daí o PF) para que não ficasse enorme e pesada. Assim, a lente tem um diâmetro máximo de 106 mm, comprimento de 237 mm e pesa 1.440 g (o mesmo de uma 70-
-200 mm f/2.8). Preço: US$ 12,4 mil.
Lançamento surpreendente, a telezoom Nikkor AF-S 80-400 mm f/4E TC1.4 FL ED VR é a primeira da marca a incluir um teleconversor de 1,4x integrado ao projeto, permitindo que o fotógrafo com um simples apertar de botão a use como uma 252-560 mm (formato FX). Em câmera DX (full frame), a zoom tem ângulo de visão de 260-600 mm (378-840 mm com o sistema de teleconversor automático). Tudo isso também por US$ 12, 4 mil.
Por fim, a Sony mostrou a poderosa FE 400 mm F2.8 GM OSS, supertele com 17 elementos, diafragma circular de 11 lâminas e motores de foco de acionamento linear duplo. Ela é relativamente leve e curta: pesa 2.900 g e tem comprimento de 359 mm – e com US$ 12 mil você leva uma para casa.
Veja a seguir as outras 30 lentes. Essas bem mais dentro da realidade (e do bolso) de quem quer investir em lentes de qualidade.
Canon EF 70-200 mm F/4L IS II USM
Este modelo é um upgrade da versão original, com corpo mais resistente e revestimentos especiais que reduzem o flare e o efeito fantasma. O estabilizador de imagem foi melhorado de 3 para 5 pontos de exposição. A distância focal mínima diminuiu de 120 cm para 100 m.
Canon EF 70-200 mm F/2.8L IS III USM
A terceira versão desta telezoom profissional da Canon incorpora revestimento de esfera de ar (ASC, pelas iniciais em inglês), que reduz o flare, e revestimentos de flúor nos elementos dianteiro e traseiro para evitar umidade e marcas de impressão digital. O estabilizador atua em 3,5 pontos.
Canon EF-M 32 mm F/1.4 STM
Esta lente fixa é, até agora, a mais rápida da linha de lente para as mirrorless da marca (encaixe EF-M). Com distância focal corrigida equivalente a 50 mm, suas principais características são uma lente asférica no conjunto de 14 elementos em 8 grupos e um motor de autofoco extremamente silencioso.
Canon RF 24-105 mm F/4L IS USM
Desenvolvida para a EOS-R, a mirrorless full frame da marca (encaixe RF), esta zoom possui lente asférica, revestimentos de esfera de ar e fluorine. O estabilizador reduz vibrações até 5 pontos e o autofoco conta com o silencioso motor Nano USM. A lente oferece ainda um anel de controle customizável.
Canon RF 28-70 mm F/2L USM
A exemplo da RF 24-105 mm acima, é mais um modelo de encaixe RF criado para a nova mirrorless EOS-R. Oferece corpo com estrutura selada para evitar poeira e respingos de água e tem revestimentos de esfera de ar e fluorine. Tem diafragma de 9 lâminas e a distância mínima de foco é de 39 cm.
Canon RF 35 mm F/1.8 IS STM Macro
Mais uma lente de encaixe RF desenvolvida para a EOS-R, a mirrorless da marca, esta fixa de distância focal de 35 mm possui um silencioso motor de autofoco e estabilizador que reduz vibrações em até 5 pontos. Outras características são a distância focal mínima de 17 cm e o peso de apenas 305 g.
Canon RF 50 mm F/1.2L USM
Uma luminosíssima fixa 50 mm de encaixe RF que completa a linha das lentes para a EOS-R. Tem corpo selado e resistente a poeira e respingos de água, além de elementos asféricos e revestimentos de esfera de ar e fluorine. A distância focal mínima é de 40 cm.
Fujifilm XC 15-45 mm F/3.5-5.6 OIS PZ
Compacta, esta é a primeira lente com zoom motorizado da série X, tendo equivalência de 23-69 mm em padrão 35 mm. Conta com 10 elementos, sendo três asféricos, em 9 grupos. Oferece distância mínima de foco de apenas 5 cm e pesa módicos 136 g.
Fujifilm XF 8-16 mm F/2.8 R LM WR
Com quatro elementos asféricos e três elementos Super ED, que diminuem a aberração cromática lateral, esta zoom super grande angular tem equivalência de 12-24 mm em 35 mm e conta com revestimento frontal para reduzir o flare e o efeito fantasma. O corpo selado resiste a poeira e respingos de água.
Nikkor Z 24-70 mm F/4 S
Lançamento da Nikon para a linha mirrorless Z6/Z7, está na faixa das distâncias focais bastante usuais. Inclui um elemento asférico de dispersão extrabaixa e três elementos asféricos que ajudam a reduzir a aberração cromática e as distorções laterais. Também conta com revestimentos para reduzir flare e efeito fantasma.
Nikkor Z 35 mm F/1.8 S
Ideal para fotos urbanas ou de paisagem, esta lente fixa luminosa foi criada para a nova linha Z de câmeras mirrorless full frame da Nikon. Oferece três elementos asféricos que diminuem distorções e aberrações cromáticas e vem com um Nano Crystal Coat. Tem diafragma de 9 lâminas e proteção contra poeira e umidade.
Nikkor Z 50 mm F/1.8 S
É uma fixa de 50 mm versátil e bem luminosa. Seus 12 elementos incluem dois asféricos para reduzir aberrações cromáticas e distorções e um Nano Crystal Coat. Também tem diafragma de 9 lâminas para oferecer um bokeh agradável quando o fundo estiver desfocado. Tem vedação contra poeira e umidade.
Sigma 14-24 mm F/2.8 DG HSM Art
Disponível com encaixes Canon EF, Nikon ZX e Sigma SA, esta zoom super grande angular pode ser usada ainda com adaptador em encaixes Sony E. Com corpo resistente a poeira e respingos de água, oferece grande nitidez de imagem, especialmente quando usada em câmeras de 50 MP ou mais.
Sigma 28 mm F1.4 DG HSM ART
Grande angular fixa ultraluminosa, poderá ser encontrada para encaixes Canon EF, Nikon ZX e Sigma SA (Sony E com adaptador) no início de 2019. Conta com elementos asféricos para reduzir distorções e aberrações cromáticas e revestimentos para redução de flare e efeito fantasma.
Sigma 40 mm F/1.4 DG HSM ART
Projetada para oferecer extrema nitidez em fotografia e filmagem, este modelo estará disponível no início de 2019 em encaixes Canon EF, Nikon ZX e Sigma SA (Sony E com adaptador). As características ópticas são semelhantes às da 28 mm acima, com elementos asféricos e revestimentos especiais.
Sigma 56 mm F/1.4 DC DN
Desenvolvida para uso com o encaixe E das câmeras mirrorless da Sony e também para o padrão Micro 4/3, este lançamento da Sigma é ideal para retratos. Na parte óptica, oferece dois elementos asféricos. O autofoco é rápido e silencioso, e a ampla abertura máxima permite excelente bokeh.
Sigma 60-600 mm F/4.5-6.3 DG OS HSM
Uma ousada supertelezoom da linha Sport que foi desenvolvida para as DSLRs full frame Canon e Nikon. Conta com estabilizador de imagem de 4 pontos de exposição e é compatível com os teleconversores 1.4x e 2x da Sigma para aumentar ainda mais o alcance. Conta ainda com base para tripé/monopé.
Sigma 70-200 mm F/2.8 DG OS HSM
Prevista para chegar às lojas no início de 2019, é outra telezoom da linha Sport disponível para DSLRs full frame Canon e Nikon. Um dos destaques é a abertura constante f/2.8, além de elementos de baixa distorção para corrigir aberrações cromáticas e fringe (efeito franja). Tem colar de tripé rotativo.
Sigma 70 mm F/2.8 DG MACRO Art
É a primeira macro da série Art (profissional) da marca e oferece reprodução 1:1 verdadeira. Vem com proteção contra poeira e respingos de água. Uma boa característica é que o anel de foco manual está sempre disponível, mesmo com o autofoco ligado. Encontrada em encaixes para Canon EF, Nikon F (FX), Sigma e Sony FE.
Sigma 105 mm F/1.4 DG HSM ART
Um dos destaques desta meia-tele é a ampla abertura máxima, que a torna ideal para retratos. O conjunto óptico foi projetado para diminuir aberrações, distorções cromáticas, flare e efeito fantasma. Tem encaixe para Sony E, Nikon F e Canon EF. Vem com colar de tripé Arca-Swiss e tem vedação contra poeira e respingos.
Sony E 18-135 mm F/3.5-5.6 OSS
Bastante versátil, é uma zoom compacta com sistema de estabilização projetada para as câmeras mirrorless APS-C da marca, equivalendo a uma 27-202,5 mm no padrão 35 mm. Tem um elemento asférico e revestimentos de dispersão para reduzir aberrações cromáticas e distorções.
Sony FE 24 mm F/1.4 GM
A nova série G para as câmeras mirrorless full frame da marca promete excelente qualidade de imagem graças a dois elementos asféricos XA (extreme aspherical) e três elementos de baixa dispersão, que reduzem aberrações cromáticas e distorções. A resposta ao autofoco manual é linear, útil em vídeo.
Tamron 17-35 mm F/2.8-4 Di OSD
Uma zoom grande angular de tamanho compacto que tem versões com encaixes para Canon EF e Nikon F (FX). O conjunto óptico conta com revestimentos especiais para reduzir flare e efeito fantasma, enquanto o motor do autofoco é rápido e silencioso. O modelo é resistente a poeira e respingos de água.
Tamron 28-75 mm F/2.8 Di III RXD
Desenvolvida para as câmeras mirrorless full frame da Sony, esta zoom conta com autofoco à ação rápida, compatível com o sistema Direct Manual Focus da Sony. O corpo selado é resistente a respingos de água e poeira e o revestimento de fluorine previne impressões digitais e marcas de oleosidade na parte frontal.
Tamron 70-210 mm F/4 Di VC USD
Telezoom de boa luminosidade produzida para encaixes de DSLRs Canon e Nikon, conta com mecanismo de zoom interno, estabilizador de imagem de 4 pontos de exposição e foco manual sempre disponível (mesmo com o autofoco acionado). É resistente a poeira e respingos de água.
Tamron SP 15-30 mm F/2.8 Di VC USD G2
Esta segunda geração do modelo zoom grande angular luminoso tem versões com encaixe para Canon EF e Nikon F (FX). O conjunto óptico incorpora um elemento asférico e revestimentos para reduzir flare e efeito fantasma. À prova de umidade, a lente oferece estabilizador de imagem de 4,5 pontos de exposição.
Tokina Firin 20 mm F/2 FE AF
Esta fixa é a versão autofoco do modelo Firin 20 mm F/2 FE MF super grande angular. Desenvolvida para o encaixe Sony E, o conjunto óptico inclui dois elementos asféricos e três elementos de superbaixa dispersão. O autofoco conta com motor ultrassônico do tipo anel.
Tokina Opera 50 mm f/1.4 FF
A linha Opera marca a estreia da marca no segmento de lentes premium para DSLRs full frame, e esta fixa de 50 mm é a primeira da safra. Conta com três elementos de superbaixa dispersão e dois elementos asféricos para redução de aberrações cromáticas e distorções. Resistente a poeira e respingos de água.
Zeiss Batis 40 mm F/2 CF
Leve e compacta, esta macro fixa da alemã Zeiss foi desenvolvida para o encaixe Sony E. Entre as características, oferece um display OLED que mostra a distância do objeto em foco e a profundidade de campo. O conjunto óptico inclui elementos asféricos e revestimentos para reduzir flare. Faz o foco a apenas 2 cm.
Zeiss Loxia 25 mm F/2.4
Também projetada para o encaixe Sony E, esta grande angular trabalha somente com foco manual. O conjunto óptico possui dois elementos asféricos para reduzir distorções. Oferece escalas de distância (telêmetro) e profundidade de campo. O anel de abertura pode ter os cliques desativados, recurso útil para vídeo.
Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 267