04-2018
Sony anuncia Fotógrafo do Ano e vencedores gerais de seu concurso mundial
Após anunciar os vencedores na categoria Aberta, a Sony divulgou os grandes vencedores das categorias gerais do World Photography Awards e também o Fotógrafo do Ano do concurso. O prêmio, realizado pela World Photography Organisation, é a competição mais diversificada do mundo e em sua 11° edição contou com um recorde de 320.000 inscrições feitas por fotógrafos de cerca de 200 países.
A britânica Alys Tomlinson foi eleita como a Fotógrafa do Ano pela organização por sua série Ex-Voto, em que retrata detalhadamente os “ex-votos”, conhecidos também como oferendas de devoção religiosa que são encontrados em locais de peregrinação como Lourdes, na França; Grabarka, na Polônia, e Ballyvourney, na Irlanda. Tomlinson explora na série temas como o ambiente, o pertencimento e a identidade das pessoas que vivem a realidade desses locais.
Na categoria Aberta, o búlgaro Veselin Atanasov ganhou o título de Fotógrafo do Ano com a imagem Início de Outono, que retrata o outono no Central Balkan National Park, na Cordilheira dos Bálcãs, na Bulgária.
Confira a seguir os demais vencedores gerais do World Photography Awards:
- Fotógrafo do Ano Aberta: Veselin Atanasov (Bulgária)
- Paisagem: Luca Locatelli (Itália)
- Esportes: Balazs Gardi (Hungria)
- Criatividade: Florian Ruiz (França)
- Contemporâneo: Fredrik Lemeryd (Suíça)
- Arquitetura: Gianmaria Gava (Itália)
- Atualidades e Notícias: Mohd Samsul Mohd Said (Malásia)
- Natureza e Vida Selvagem: Roselena Ramistella (Itália)
- Retrato: Tom Oldham (Reino Unido)
- Natureza Morta: Edgar Martins (Portugal)
- Fotógrafo do Ano Geral: Alys Tomlinson (Reino Unido)