11-2018
Pet newborn inspirado em Anne Geddes
Por Livia Capeli
O fotógrafo Murilo Martinez ficou conhecido pelas fotos de pet newborn quando foi induzido pelas clientes grávidas que clicava a incluir no portfólio imagens de recém-nascidos. Sem ter bebês para praticar poses e testar acessórios, recorreu a uma ninhada de cachorros recém-chegada de um canil de um amigo. No entanto, o que era para ser um simples teste se tornou o projeto Cão-born (veja reportagem na edição 238 de Fotografe).
Passado cerca de um ano depois do sucesso do ensaio, Murilo lança um novo projeto inspirado no trabalho de grandes nomes da fotografia de bebês. A primeira homenageada é justamente a australiana Anne Geddes, a precursora da fotografia com recém-nascidos.
Estudos
O fotógrafo estudou durante um mês os ensaios de Geddes e, para se basear no set de iluminação, escolheu o trabalho dela do período entre 1990 e 2000, do qual as fotos não recebiam fusão no Photoshop.
Martinez saiu de São Paulo para produzir as fotos em Maricá (RJ), no estúdio da amiga e fotógrafa Tais Rios, que mantém um canil anexo ao local. Mas, antes da concepção das fotos em estúdio, o fotógrafo levou duas semanas para executar a produção, fazer os acessórios e comprar o material em lojas de comércio popular na região da Rua 25 de Março, no centro da capital paulista.
As mãos habilidosas do fotógrafo executaram detalhe por detalhe, da tiara de cabeça ao melhor material para embrulhar os cachorros como se fosse um wrap. Ele criou um roteiro de qual tipo de raça, tamanho e cena corresponderia com a foto que ele pretendia executar baseada nas imagens de Anne Geddes.
Luz de modelagem
As raças escolhidas para encenar o trabalho foram filhotes de buldogue inglês e de shih-tzu entre 15 e 45 dias de vida. Para reproduzir a luz contínua adotada por Geddes, Martinez usou a luz de modelagem do flash. Depois de descobrir que a fotógrafa australiana deixava um vão entre o assunto principal e o fundo da cena para criar profundidade, gerando um certo clima de dramaticidade nas imagens, o brasileiro apostou na mesma receita.
Para a famosa foto dos bebês no repolho, folhas de acelga foram a melhor solução. Meias-calças femininas foram a saída para as fotos dos filhotes pendurados em uma haste de tripé (sem fusão).
A foto da abóbora foi uma das mais complexas de realizar, segundo Martinez. Ele fez muitos testes para acertar a luz e o ângulo. Já o cachorrinho dormiu tranquilamente sobre a abóbora. Não deu o menor trabalho para o fotógrafo.
O ensaio foi captado com uma Canon EOS 6D com objetivas 50 mm e a 24-105 mm. E a iluminação feita com duas luzes laterais para contorno e uma como principal. No total, foram 500 cliques para separar 18 fotos. Ele gastou apenas R$ 600, contando as passagens de ônibus para Maricá, para executar o projeto.
Martinez enviou por e-mail o ensaio para Anne Geddes ver, mas até o fechamento desta edição ela não tinha dado retorno. Ele diz que aceita propostas se alguém quiser patrocinar o trabalho dele, pois pretende criar mais ensaios, agora baseados no trabalho de fotógrafas nacionais. Para saber mais, acesse www.murilomartinez.com.br/inspiration.
Making of
Filhotes de shih-tzu que o fotógrafo colocou dentro de meias-calças e pendurou tudo em uma haste.
Uma produtora ajudou o fotógrafo a posicionar os filhotes e a cuidar da segurança deles.
Acelga substituiu o repolho da foto original de Geddes; filhotes foram fotografados separadamente e depois unidos.