23
02-2018

IMS Rio expõe o embate editorial das revistas Life e O Cruzeiro

À esquerda, Flávio da Silva fotografado por Gordon Parks, e à direita, uma das crianças americanas retratadas pelo fotógrafo Henri Ballot

À esquerda, Flávio da Silva fotografado por Gordon Parks, e à direita, uma das crianças panamenhas da família Gonzalez retratadas pelo fotógrafo Henri Ballot

A polêmica envolvendo as revistas Life e O Cruzeiro, na década de 1960, se tornou tema da exposição O caso Flávio – O Cruzeiro versus Life: Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York, em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro (RJ).

A mostra apresenta o embate editorial entre a publicação americana e a brasileira após uma matéria do fotógrafo Gordon Parks (1912-2006) retratar as dificuldades enfrentadas pela família Silva, migrantes nordestinos moradores da favela da Catacumba, no Rio de Janeiro. Intitulada como “O terrível inimigo da liberdade: a pobreza”, a reportagem teve forte repercussão e apelo nos EUA, gerando uma campanha espontânea de donativos por parte dos leitores, principalmente para ajudar o filho mais velho da família, Flávio da Silva, de 12 anos, que sofria com ataques de asma.

Como resposta à Life, O Cruzeiro, revista ilustrada mais influente do Brasil na época, enviou o fotógrafo Henri Ballot (1921-1997) para Nova York. Seguindo o mesmo roteiro de Parks no Rio, Ballot apresentou as miseráveis condições de vida da família Gonzalez, de origem porto-riquenha, que na época, viviam na região do Lower East Side, em Manhattan. Esse confronto entre Life e O Cruzeiro, que marcou tanto Parks como Ballot, é representado por meio de 30 imagens realizadas pelos dois fotógrafos, além de fac-símiles da época.

A exposição ficará em cartaz até dia 5 de agosto de 2018, no Instituto Moreira Salles (IMS) do Rio, na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro (RJ). A entrada é franca e as visitas são de terça à domingo, das 11h às 20h.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: