19
02-2024

Aos 80 anos, Sebastião Salgado anuncia que não fará mais viagens para fotografar devido a problemas de saúde

Fique por dentro   /   Tags:

Com 80 anos completados no último dia 8 de fevereiro de 2024, o fotógrafo Sebastião Salgado anunciou que suas longas jornadas por regiões remotas, como a Amazônia, chegou ao fim. O grande mestre da fotografia brasileira disse em entrevista ao jornal britânico The Guardian que está se aposentando do trabalho de campo, pois seu corpo está cada vez mais sentindo os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores.

Sebastião Salgado confere uma das fotos de seu aclamado livro Gênesis, um sucesso mundial

“Sei que não viverei muito mais tempo, mas não quero viver muito mais. Já vivi muito e já vi muitas coisas”, afirmou o fotógrafo mineiro, que percorreu cerca de 130 países ao longo de décadas de trabalho. De acordo com o The Guardian, Salgado sofre com uma doença sanguínea resultante da malária que contraiu quando estava na Indonésia, e tem problemas de coluna devido a uma mina terrestre que explodiu o carro em que estava durante a guerra de independência de Moçambique, em 1974. Apesar desses problemas, segundo o jornal britânico, o fotógrafo segue forte e ativo, capaz de caminhar e andar de bicicleta vários quilômetros por dia.

O longa sobre Sebastião Salgado feito pelo cineasta alemão Win Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo, concorreu ao Oscar de melhor documentário

Salgado deixa claro na entrevista que mesmo se aposentando do trabalho de campo, ele não abandonou a fotografia, pois será mais que nunca editor do próprio acervo das imagens que produziu ao longo da carreira. Diz que o arquivo reúne pelo menos 500 mil fotos, mas uma nova contagem deve ser feita em breve. Além disso, ele prepara diversas exposições para 2024, como a que fará no Wende Museum, de Los Angeles, sobre trabalhadores industriais na União Soviética. Também tem em mente um projeto sobre suas primeiras fotografias com o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e deve exibir mais de 250 imagens sobre a Amazônia durante a COP 30, em Belém (PA). Fora isso, seu trabalho será exposto no Somerset House de Londres, em abril, quando receberá o prêmio especial Outstanding Contribution to Photography durante a primiação do Sony World Photography Awards 2024 por sua contribuição com a fotografia mundial.

Retrato de indígenas da etnia suruwaha, parte do seu mais recente trabalho, Amazônia, foi exposto em várias partes do mundo

Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Aimorés (MG), filho de um fazendeiro.  Sua trajetória na fotografia começou em 1973, quando ele tinha 29 anos. Fez parte da renomada Magnum Photos, de 1979 a 1994, quando fundou sua própria agência, a Amazonas Images, ao lado da esposa Lélia Wanick Salgado, com quem está casado há 60 anos.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: