01
12-2023

Pássaro curioso ajuda fotógrafa canadense a ganhar concurso de imagens de casamento

A fotógrafa canadense Tara Lilly superou mais de 1.700 imagens enviadas para 11 categorias por fotógrafos de casamento de várias partes do mundo e ganhou o prêmio principal do concurso Fotógrafo Internacional de Casamento do Ano de 2023. Além de ser a vencedora no geral, a foto feita por ela também ganhou a categoria Captura Única – nesta categoria, as regras exigem que as imagens não podem ser manipuladas em softwares de edição, exceto os ajustes normais de cor e exposição. Ou seja: o pássaro na cabeça da noiva não foi adicionado artificialmente.

Mitch e Mikaela fizeram um casamento íntimo nas montanhas e um pássaro apareceu para testemunhar: a fotógrafa Tara Lilly aproveitou

Lilly conta que o casal Mikaela e Mitch realizou um casamento íntimo no topo de uma montanha em Whistler, Canadá. Para chegar lá, eles foram num jipe 4×4 até lugar descampado. Assim que Mitch começou seus votos, um curioso whisky jack (Perisoreus canadensis) apareceu e pousou em cima da cabeça de Mikaela. O choque, a surpresa e o riso de noiva não foram suficientes para dissuadir passarinho (também conhecido como gralha-cinzenta) do seu “poleiro”. Rindo, Mikaela disse: “Eu sou a Branca de Neve!” – logo depois disso, a ave voou. Como vencedora do Fotógrafo Internacional de Casamento do Ano de 2023, Tara Lilly receberá um conjunto de prêmios no valor de US$ 3 mil e produtos de patrocinadores do concurso.

 
O italiano Carmelo Ucchino foi o primeiro colocado na categoria Pista de Dança com uma imagem surreal dos noivos dançando
 

O vice-campeão foi o fotógrafo italiano Carmelo Ucchino, ganhador também na categoria Pista de Dança, que registrou os recém-casados durante a primeira dança do marido com a mulher, enquanto caía a água ao redor vinda de cascata artificial. O casamento ocorreu na Sicília, ilha italiana ao sul do país, e Ucchino conta que o chão ficou escorregadio por causa da cascata, o que rendeu várias fotos de pessoas se desequilibrando, além de muitas risadas.

 
Foto premiada de Aymée Flynn na categoria Locação Èpica com um casal de escaladores (detalhe, a fotógrafa também escala)
 

Outro destaque foi a fotógrafa americana Aymée Flynn, vencedora em duas categorias: Locação Épica e Retrato de Casal. Em Locação Épica, ele fotografou um casal de escaladores, vestidos à carater, em uma escapa montanhosa no oeste dos Estados Unidos. Aymée também faz escalada, por isso o seu ponto de vista é privilegiado. Aliás, ela conta que estava procurando uma melhor posição para enquadrar o casal quando o noivo gritou: “Veja, no estilo Homem-aranha!”. Ela se virou o viu de cabeça para baixo sendo beijado pela noiva.

 
Na categoria Retrato de Casal, nem o mau tempo desanimou os noivos e a fotógrafa Aymée Flynn   
 

Aymée Flynn brinca que tem o privilégio de ter grande parte do oeste dos EUA como seu “escritório”. A fotógrafa lembra que menos de 40 minutos antes fazer a foto que lhe daria o prêmio na categoria Retrato de Casal, eles foram atingidos por chuva, granizo e neve. “O bom é que em lugares tão abertos como o deserto, muitas vezes você pode ver a virada de tempo se aproximando. Depois, pode perceber quando vai melhorar, criando um pôr do sol bonito e sombrio. Quando o casal subiu nas pedras, fazia frio e o vento açoitava cabelos e roupas. Mas os dois se divertiram muito apesar disso”, conta ela.

 
Jeff Tisman usou o ponto de vista de cima para baixo para fotografar os noivos com várias pessoas em uma jacuzzi: ele ganhou na categoria Foto de Grupo
 

Na categoria Foto de Grupo, o ganhador foi o americano Jeff Tisman, que registrou os noivos, parentes e amigos deles em uma grande jacuzzi. O fotógrafo conta que já tinha feito uma foto parecida no mesmo lugar com oito pessoas. O casal sabia e queria mesma foto, mas com 16 pessoas. “Será que cabe?”, perguntou a noiva. “Entrem todos e vamos descobrir”, ele respondeu. E eles entraram. 

 

O fotógrafo italiano Fábio Mirulla aproveitou um facho de luz incomum enquanto os noivos caminhavam pelas ruas de Siena, na Toscana, e venceu na categoria P&B

O premiado fotógrafo italiano Fábio Mirulla foi o melhor na categoria P&B com a imagem de um casal caminhando em Siena, na Toscana, Itália. “Lembro-me muito bem daquele dia, estava muito quente. O casal caminhava em um lugar interessante da cidade, com edifícios antigos e ruas estreitas que levam à Piazza del Campo, uma das praças mais bonitas do mundo. Estávamos conversando antes de começar a sessão de fotos quando me virei e vi que havia um cone de luz projetando essa sombra muito forte contra o Palazzo del Rettorato. Aproveitei imediatamente para brincar com molduras e criar algo diferente, uma geometria forte totalmente contrastante e descontínua com o aspecto habitual da cidade, que é puramente medieval. O sucesso de uma foto às vezes é estar no lugar certo na hora certa. Esse foi definitivamente o caso”, conta Mirulla.

Quadro ao fundo e noiva em pé sobre uma mesinha: o indiano Shankhesh Jariwala levou o prêmio da categoria Retrato de Noiva Sozinha

Na categoria Retrato de Noiva Sozinha, o também premiado Shankhesh Jariwala foi o vencedor. O fotógrafo indiano conta que ao se preparar para fazer o retrato da noiva, viu uma pintura na parede. O problema é que o quadro estava pendurado um pouco mais alto do que ele gostaria, mas Jariwala deu um jeito. “Perguntei à noiva se ela conseguiria ficar em pé na mesinha que havia no local com aqueles saltos altos. Ela confiou na minha ideia e concordou. Foi assim que fiz o retrato dela”, comenta ele.

Imagem ganhadora na categoria De Cima, feita com drone pelo fotógrafo Bem Lane no Lago Di Braies, Itália

O fotógrafo neo-zelandês  Ben Lane foi o primeiro colocado na categoria De Cima com uma imagem captada com drone. Ele recorda que o dia começou bem cedo com o casal Marianne e Jeremy para aproveitar o nascer do sol no belo Lago Di Braies, na província de Bolzano, norte da Itália. Como o local fica a 50 km da Cortina D’Ampezzo, os picos das Dolomitas italianas servem como pano de fundo. “Ao chegarmos, tínhamos o cais só para nós. O lago estava absolutamente calmo, os barcos a remo ainda atracados. Foi um momento perfeito para os dois relaxarem antes do casamento”, diz o fotógrafo.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: