10-2023
Reino Unido permitirá uso da fotografia para tratamento de saúde mental
Não é de hoje que a fotografia é usada como terapia por pessoas que estão em recuperação depois de um tratamento de saúde em função de uma doença grave (como câncer). Mas o Reino Unido quer ir além: permitirá que a fotografia seja prescrita para tratamento de saúde mental como parte de um novo programa piloto da Wex Photo Video, uma grande loja de equipamentos fotográficos de Londres.
O uso de fotografia como terapia para melhorar a saúde mental tem aprovação de entidades britânicas
A National Academy for Social Prescribiring (NASP), a academia nacional de prescrição social, é uma instituição de caridade britânica que defende tratamentos que envolvam coisas como interação comunitária e hobbies que possam ser gratificantes. A NASP descreve a prescrição como apoio não médico que pode ajudar a resolver os problemas e necessidades de alguém, como solidão e estresse.
Segundo Charlotte Osborn-Forde, executiva-chefe da NASP, como parte do programa de atendimento personalizado do National Health Service (NHS), o serviço britânico de saúde, a prescrição social pode fazer uma enorme diferença para pessoas que enfrentam solidão, problemas de saúde mental ou uma ampla gama das condições de saúde física. Ela acredita que profissionais de saúde podem encaminhar pacientes que apresentem condições de se beneficiar da fotografia.
Uma grande loja de equipamentos fotográficos de Londres iniciará um programa piloto com pacientes
A partir daí, o programa piloto “Fotografia sob Prescrição” dará a pacientes e grupos comunitários acesso a equipamentos fornecidos pela Wex e masterclasses de fotografia ministradas pelo fotógrafo Daniel Regan. A loj terá disponíveis câmeras da Canon e os participantes poderão ter suas fotos impressas em revistas especialmente criadas, segundo comunicado da Wex – haverá também recursos online que ajudarão os pacientes. “A fotografia pode ser muito mais do que um hobby; é uma ferramenta poderosa para transmitir emoções”, explica Paul Wareham, diretor de marketing da Wex Photo Video.
Ao dar às pessoas com problemas de saúde mental acesso a equipamentos, aulas de fotografia e apoio contínuo, a ideia é conectá-las a uma comunidade mais ampla, ajudar a desenvolver sua autoestima e promover um canal de autoexpressão. “Embora a fotografia seja uma solução definitiva, esperamos que esse projeto ajude algumas pessoas que nunca estão atualmente em dificuldades”, comenta Wareham.
Os participantes do programa terão aulas de fotografia e equipamentos emprestados gratuitamente
De acordo com um comunicado da Wex, a empresa espera que este seja o primeiro passo numa iniciativa de longo prazo para ajudar pessoas por meio da fotografia. Até aqui, três grupos comunitários britânicos se inscreveram no programa piloto: o Arts Network, de Londres; o CreativeShift, de Bristol; e o Start Centre, de Manchester. A Wex espera agregar mais comunidades participantes e ampliar seus recursos.