18
09-2023

Português vence na categoria Ensaio da Convocatória do Festival Paraty em Foco 2023

A décima nona edição do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco foi realizada de 13 a 17 de setembro de 2023 na famosa cidade histórica do litoral sul fluminense com uma programação intensa e bom comparecimento do público nas palestras e entrevistas realizadas na Casa da Cultura local. Um dos eventos foi uma homenagem aos premiados e finalistas da Convocatória em Foco, o concurso anual e internacional do festival em que concorrem ensaios e fotos únicas com temática livre. Em 2023, o grande vencedor da categoria Ensaio foi o fotojornalista português Gonçalo Lobo Pinheiro, que por morar em Macau, na China, não pode comparecer ao Paraty em Foco.

Passado e presente em Macau, ex-colônia portuguesa na Ásia, no ensaio vencedor

Gonçalo fez um ensaio unindo passado e presente em Macau, que foi território de Portugal na Ásia até 1999, quando voltou a ser de domínio da China. Lá, ele foi coletando imagens antigas em P&B da ex-colônia portuguesa feitas entre 1930 e 1990. Ia aos locais exatos onde as imagens antigas foram realizadas e fazia uma sobreposição no mesmo ângulo e corte, registrando sua própria mão segurando a foto em papel no cenário atual. Em pouco mais de um ano, conseguiu juntar cerca de 100 imagens e optou por editar e publicar 40 – separou apenas 20 para exposições. Explica que algumas ficariam repetitivas e outras seriam impossíveis de serem realizadas hoje porque Macau, chamada de “Las Vegas” da Ásia por causa de seus muitos hotéis-cassino, mudou muito e não haveria sentido na sobreposição.

Gonçalo Lobo Pinheiro pesquisou e reuniu fotos antigas para fazer uma sobreposição com o cenário atual

A maior dificuldade do trabalho foi achar fotos feitas entre 1930 e 1990 que poderiam ser aproveitadas

O segundo lugar na Categoria Ensaio ficou com o fotógrafo paulista Rogério Fernandes
 com o ensaio documental que ele batizou de “Tênue”. Esse material une trabalho iniciado nas Unidades de Internação para Menores Infratores (Fundação Casa/SP) e imagens do acervo autoral do fotógrafo que tratam de uma população marginalizada em favelas, quilombos e comunidades ribeirinhas do Amazonas. Uma frase do poeta português Fernando Pessoa é a base para essa documentação contundente da realidade brasileira. “Entre mim e a vida há um tênue de vidro. Por mais que eu veja e compreenda a vida, eu não posso lhe tocar.” 

Um bebê sendo amparado em uma comunidade de ribeirinhos na Amazônia: futuro das crianças em discussão

Foto 5

Internos da Fundação Casa, para menores infratores, durante uma aula da capoeira

O fotógrafo Rogério Fernandes passou quase dois anos fazendo trabalhos para uma ONG na Fundação Casa

Nascido em Minas Gerais, com a infância vivida no interior de São Paulo e há anos radicado em Salvador (BA), o fotógrafo Ricardo Prado ficou em terceiro lugar na categoria Ensaio da Convocatória em Foco. Com o ensaio “Vaqueirama”, ele vem retratando vaqueiros encourados pelo nordeste do Brasil há quase uma década. Com uma junção de luz solar e de dois flashes portáteis, ele usa um enquadramento em ângulo de contra-mergulho inspirado em cartazes de cinema e em quadrinhos de super-heróis para retratar esses personagens do sertão brasileiro. Os vaqueiros nordestinos têm nessa espécie de armadura de couro sua proteção da vegetação seca e cheia de espinhos da Caatinga. Essa couraça tem ainda grande variação na modelagem, na costura e na ornamentação em cada região do Nordeste.

Vaqueiro baiano com sua vestimenta de couro: o fotógrafo Ricardo Prado buscou uma estética de super-heróis para os personagens

A tradição é passada de pai para filho há quase três séculos no sertão do Nordeste brasileiro

O fotógrafo documenta as também as diferenças entre as roupas de couro de uma região para outra

Além das imagens dos três primeiros colocados, o Paraty em Foco expôs ainda o trabalho de mais sete finalistas como parte de sua programação. Os finalistas de 2023 foram os fotógrafos Antonio Neto, do Paraná (com o trabalho “Faces Prateadas”, que está na edição 321 de Fotografe); Marcio Vasconcelos, do Maranhão; Santiago Barreiro, do Uruguai; Fernando Naiberg, da Bahia; Camila de Melo, do Paraná; Alexandre Berner, do Rio de Janeiro; e Nuno Papp, do Paraná. A Comissão Julgadora foi formada por André Cypriano (Nova York), Antonello Veneri (Itália), Luiz Carvalho (Portugal), Marcos Varanda (São Paulo), Mike Steel (Reino Unido), Mili Sánches (Espanha), Roberto Cecato (São Paulo), Sérgio Branco (São Paulo), Sonia Figueiredo (Recife), Yara Schreiber (São Paulo) e Wania Corredo (Rio de Janeiro).

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: