09-2023
Ministro do STJ revela seu lado de fotógrafo na exposição “Todos Lugares”
Ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o mineiro Sebastião Reis Júnior apresenta seu lado de fotógrafo na exposição “Todos Lugares”, que tem abertura prevista para dia 13 de setembro de 2023, às 18h30, no Espaço Cultural STJ. A mostra tem curadoria de Juan Esteves e reúne cerca de 70 imagens de Reis Júnior, que tem um olhar voltado para cenas do cotidiano. Não é a primeira vez que o ministro expõe seu trabalho ao público, pois já havia feito uma mostra sobre presas transgênero promovida em um seminário do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), em outubro de 2022.
O olhar Reis Júnior é voltado para cenas do cotidiano, como a do homem que se prepara saltar na água nos Açores, Portugal
Segundo o curador Juan Esteves, a exposição congrega assuntos e contextos diversos: de personagens em diferentes cenários (como a Ilha de Marajó e o arquipélago dos Açores) a manifestações políticas (de indígenas em Brasília e de estudantes em Paris). Esteves diz que as imagens selecionadas, produzidas ao longo de seis anos, traduzem o percurso e o amadurecimento de Sebastião Reis como fotógrafo do gênero “street photography”, ou seja, flagrantes que revelam momentos fugazes das pessoas pelas ruas ou por espaços em cidades pelo mundo, como Brasília (DF), São Paulo (SP), Havana (Cuba) ou Paris (França).
O homem com ramalhetes nas ruas de Paris: imagem no mais puro espírito de street photography
Juan Esteves ressalta que o ministro Sebastião Reis Júnior tem ainda um importante trabalho social atrelado ao seu perfil profissional de magistrado, no caso, a série de retratos de presas transgênero do Centro de Detenção Provisória II de Pinheiros, em São Paulo (SP), que resultou no livro “Translúcidas” (Editora Amanuense, 2023), registro documental que não fica a dever ao trabalho de documentaristas brasileiros de renome, diz Juan. O ministro do STJ também é autor do livro “Riscos”, de 2021, e já teve imagens apresentadas no Festival Internacional de Fotografia Paraty (RJ) em Foco e no Festival Foto em Pauta de Tiradentes (MG).
Fotos de presas transgênero no Centro de Detenção de Pinheiros deram origem ao livro “Translúcidas”
Ao comentar a atividade não profissional do ministro Reis Júnior na fotografia, o curador lembra que grandes nomes brasileiros, vistos como “entusiastas”, descompromissados com agendas profissionais, também construíram uma obra de reconhecido valor artístico, tornando-a poética ou muitas vezes, conceitual. Cita como exemplo os fotógrafos German Lorca, Geraldo de Barros ou José Oiticica Filho, conhecidos expoentes do Modernismo no Brasil e presentes em acervos como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e até no Museum of Modern Art (MoMA) de Nova York.
Uma noiva distraída flagrada em uma ilha da Grécia: atenção aos momentos espontâneos do dia a dia
Serviço: Com entrada gratuita, a exposição “Todos Lugares” poderá ser visitada entre 13 de setembro e 13 de outubro de 2023 , no Espaço Cultural STJ, em Brasília (DF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Endereço: Setor SAFS – Quadra 06 – Lote 01. Mais informações: (61) 3319-6212/6408/9947 ou stj.exposicoes@stj.jus.br
O ministro do STJ Sebastião Reis Júnior durante uma apresentação como magistrado_foto: Gustavo Lima/STJ