09-2023
Creative Photo 2023 premia retrato de fotógrafo chinês com modelo afro-americana
O retrato da modelo e influenciadora afro-americana Sonia Barbie Tucker realizado pelo fotógrafo chinês Frank Zhang, foi eleita imagem vencedora geral do Creative Photo Awards 2023, concurso internacional do Siena Awards dedicado à fotografia artística e criativa. Batizado de “Estética da África”, homenagem ao conceito de beleza como manifestação da diversidade estética global, a foto de Zhang superou as inscritas por fotógrafos de 133 países. A campeã geral e as imagens vencedoras em nove categorias do Creative Photo Awards 2023 serão apresentadas na exposição “I Wonder If You Can”, que será aberta no Palazzo Pubblico, situado no coração da Piazza del Campo, em Sirena, Itália, de 30 de setembro a 19 de novembro de 2023. Veja a seguir a maioria dos vencedores. Para conhecer todas as imagens premiadas, acesse https://creative.sienawards.com/gallery
Na categoria Pessoas venceu a foto “A garota do penteado espetado”, da italiana Giorgia Corniola, que também foi feita com uma modelo africana. Segundo a fotógrafa, a ideia é de um gesto de libertação da mulher negra no formato do penteado e dos adereços no cabelo e no pescoço.
Em Animais, ganhou a imagem “Beleza Branca”, da espanhola Lurdes Santander. A fotógrafa diz que seu objetivo era capturar o movimento elegante de um cavalo num salto livre de rédeas, experimentando a sensação da neve sob seus pés e seu desejo inerente de liberdade. “Foi um momento extraordinário e persisti em várias tentativas até chegar à foto que imaginava”, disse Lurdes.
Na categoria Arquitetura, a imagem do Capital Gate Tower Abu Dhabi deu ao alemão Frank Loddenkemper o primeiro lugar. A Capital Gate Tower em Abu Dhabi foi capturada em um momento único a partir de um ônibus em movimento. Enquanto viajávamos pela estrada no final da tarde, os raios do sol lançavam um brilho hipnotizante, criando a iluminação perfeita para a foto.
A imagem “A garota do bolo”, do alemão Steven Herrschaft, foi eleita e melhor na categoria Casamento. O fotógrafo conta que fez a foto durante um casamento de verão na Alemanha. “O momento que capturei foi fugaz, mas mágico. Muuitas vezes você precisa estar no lugar certo na hora certa para criar arte”, diz Herrschaft.
Em Publicidade, a ganhadora foi a imagem “Elegância impecável”, da holandesa Cheraine Collette. Ela mostra um Mercedes-Benz 300 SL Gullwing de 1955 com um leopardo em seu capô. “É uma foto para refletir sobre como será a humanidade sem a presença dos tesouros naturais que nos inspiram a sonhar e a superar limites”, explica Chraine.
Na categoria Fine Art, o primeiro lugar ficou com a obra “Crânio Humano”, do canadense Alexander Sviridov. Na sua imagem surreal em P&B, ele usou com várias modelos femininas nuas para “montar” uma caveira que, segundo o autor, transmite uma poderosa mensagem de unidade diante da morte, evocando reflexão e desafiando a percepção.
A foto “Espírito do Universo”, do australiano Peter Lik, foi a vencedora na categoria Paisagem e Natureza. “Procurei uma única árvore em meio a um campo de lavanda ao pôr do sol. Depois, esperei o céu noturno para combinar com uma segunda exposição longa. Essa a luz invisível a olho nu revela um mundo realmente encantado”, afirma Lik.
Na categoria Série, o ensaio “Mulheres Anônimas: Morte Doméstica”, da americanaPatty Carroll foi o ganhador. Patty procurou fazer fotos que mostrassem uma fusão entre mulher e lar. “Ela aparece solitária, cercada por objetos domésticos, atividades e obsessões. As narrativas criadas em estúdio mostram a mania de colecionar, acumular e decorar uma casa. Na série, a mulher fica sobrecarregada com seus bens, levando ao desastre e ao caos”, explica a fotógrafa.