09-2023
Tailandês é eleito o Fotógrafo Internacional do Ano em concurso mundial da reFocus
O tailandês Jatenipat Ketpradit foi escolhido como o Fotógrafo Internacional do Ano na primeira edição do concurso World Photo Annual, promovido pela plataforma reFofocus Awards. Ele foi também o vencedor da categoria Pessoas com um ensaio reunindo integrantes da tribo Asaro, que vive nas montanhas da Papua-Nova Guiné e são chamados de Homens de Lama.
A tribo Asaro, com seus guerreiros Mudmen (homens de lama), vive nas montanhas da região do Goroka, na Papua-Nova Guiné
Os vencedores gerais e das categorias foram escolhidos por um conceituado painel de jurados, incluindo Maia Murphy, editora sênior de Arte e Interesse Geral da Phaidon Press; Karin Mueller, diretora visual da Conde Nast; Anna Alexander, diretora de fotografia da Wired; Megan Wright, curadora sênior da Saatchi Art; Lauren Katz, gerente sênior de vendas de impressão da Getty Images; Kevin Linde, gerente de Engajamento Digital e Curatorial do Museu de Artes Fotográficas; Paris Chong, diretora da Leica Gallery LA, entre outros.
O corpo coberto de lama, as máscaras assustadoras feitas de barro e mãos com unhas de bambu fazem parte da vestimenta dos Mudmen
O concurso contou com a participantes de 70 países, que disputaram uma diversas categorias divididas entre Profissionais e Não Profissionais. Entre os Não Profissionais, o destaque foi para o fotógrafo angolano João Coelho, que ganhou o prêmio Descoberta Internacional do Ano.
O angolano João Coelho tem um trabalho em P&B focado em imagens do cotidiano, como esta dos meninos nadando pelados
Confira a seguir alguns dos premiados nas categorias disputadas entre Profissionais. Para ver todos os que se destacaram no concurso, acesse: www.refocus-awards.com.
Na categoria Abstrato, o vencedor foi o francês Jacques Garnier com um detalhe do SoFi Stadium, de Los Angeles, Califórnia (EUA)
Na categoria Aéreo, o primeiro lugar ficou com o fotógrafo australiano Brad Walls, que fez uma imagem de um grupo de natação artística na piscina de um resort na Califórnia (EUA).
Na categoria Moda & Beleza, o vencedor foi o fotógrafo americano Roger Erickson que mostra as modelos Salli e Kashana “brigando” por uma batom Dior.
Em Fine art, o ganhador foi o fotógrafo holandês Sander Vos com uma obra que se inspira no movimento cubista; ele fez um jogo de luz e sombra para desconstruir objetos familiares e transformá-los em algo surreal.
Na categoria Retrato, o primeiro lugar foi do fotógrafo norueguês John T. Pedersen, que registrou sul-africana Gloria Kankunda, vítima de um ataque com ácido que desfigurou seu rosto feito por um autor desconhecido.
Na categoria Esportes, o ganhador foi o fotógrafo luxemburguês Alain Schroeder com a imagem de meninos em uma luta de Muay Thai, esporte nacional na Tailândia, já que lá é permitido disputas entre crianças a partir de 6 anos.