31
08-2023

Plataforma de fotografia esportiva inova e aposta na venda de vídeos impulsionada por IA

Empresa especializada em venda de fotografias esportivas em todo o Brasil, a Foco Radical está inovando o mercado com um novo recurso: ao usar tecnologia de inteligência artificial (IA), a plataforma lançou a venda de vídeos, permitindo que os atletas guardem os registros de momentos emocionantes em um formato diferente. A Wine Run, tradicional corrida realizada em maio de 2023, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), foi o primeiro evento a contar com o recurso, lançando a fase beta da novidade. Também já foram liberados registros em vídeo da chegada da Maratona Internacional de Porto Alegre (RS), que ocorreu em junho de 2023.

A Wine Run, no Vale dos Vinhedos, região de Bento Gonçalves (RS), inaugurou a etapa de vídeos de corridas_foto: Marcio Rodrigues

Com isso, fotógrafos cadastrados na plataforma da empresa começaram a utilizar o recurso em provas de corrida pelo Brasil afora. O projeto para o futuro é expandir a novidade para treinos e campeonatos de outros esportes – espaços no qual a empresa já se consolidou com a fotografia. Já a busca e compra pelos vídeos são feitas da mesma forma que as fotos: o atleta pesquisa pelo evento e encontra as suas imagens por meio de reconhecimento facial. Assim que escolher o vídeo, é possível baixá-lo em alta qualidade na hora.

O triatlo é uma das modalidades esportivas cobertas pela plataforma Foco Radical_foto: Hugo Herbert Anderle

Fundada em Florianópolis (SC), a Foco Radical foi pioneira do mercado de imagens esportivas no país e, há quase 20 anos, destaca-se por capturar registros de atletas profissionais e amadores nas principais cidades brasileiras. Por meio de um sistema inteligente e eficiente, consegue rastrear cada atleta individualmente durante um evento – há cerca de três mil fotógrafos de todos os estados do Brasil cadastrados na plataforma. Ao produzir imagens de treinos e provas, a empresa tornou-se referência em fotografia esportiva, principalmente cobrindo de corridas de rua e competições de triatlo.

Fotógrafos cadastrados na plataforma cobrem inclusive treinos de atletas de alto rendimento_foto: Rodrigo Lima

Assim, além de entregar aos atletas registros esportivos em alta qualidade e com preço acessível, aquece o mercado da fotografia com geração de renda extra e novas oportunidades para os profissionais. O acervo da empresa chega a 60 milhões de imagens (número que cresce, em média, 1 milhão por mês). O sistema permite que o fotógrafo tenha liberdade para criar o evento que fotografou, carregar os registros na plataforma e colocá-los à venda.

Segundo Christian Schmidt Mendes, CEO e fundador da Foco Radical, a empresa pode ser considerada a “Uber da fotografia”, já que há profissionais que trabalham diariamente como profissão e outros que atuam em fins de semana para obter renda extra. Tudo começou em 2005, na prova de revezamento Volta à Ilha em Florianópolis.  Convidado para ser fotógrafo da equipe de corrida da empresa em que trabalhava, o engenheiro Christian iniciava ali, sem saber, a história de um bem-sucedido negócio em fotografia.

A Maratona de Porto Alegre (RS) é uma das centenas de provas que a plataforma cobre e vende fotos para os atletas_foto; Marcio Rodrigues

Poucos meses depois, ele se juntou a outros colegas de trabalho, entusiastas da fotografia, para cobrir um triatlo em Jurerê Internacional, dessa vez com a ideia de vender os registros. As imagens eram escolhidas em um notebook e gravadas em um CD para o atleta levar embora. Não demorou para Christian criar um site para facilitar o processo e dar continuidade às coberturas de corridas com mais agilidade.

Quatro anos depois, Christian deixou de lado a carreira na engenharia e passou a dedicar-se exclusivamente à Foco Radical. De lá para cá, a tecnologia sempre foi prioridade da plataforma, pioneira no Brasil no uso de servidor AWS e uma das primeiras a vender imagens digitais, em uma época em que as fotos ainda eram entregues por correspondência.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: