17
08-2023

Iraniana vence o Portrait Photographer of de Year com retratos de mulheres negras

Forough Yavari, uma premiada fotógrafa iraniana de retratos artísticos e moda que mora em Melbourne, na Austrália, foi a o grande destaque do concurso International Portrait Photographer of the Year. É a segunda vez que Forough ganha o prêmio principal ao apresentar um portfólio criativo, com múltiplas camadas de interpretação e significado, muito bem produzido e apresentado. Ela superou 704 inscritos e recebeu um prêmio de US$ 3 mil pela conquista.

Uma das imagens do portfólio retratos vencedor da fotógrafa iraniana Forough Yavari, que vivce na Austrália

Inspirada por suas experiências de vida, o trabalho de Forough se concentra em retratar a narrativa por trás da vida de mulheres de várias partes do mundo. Nascida no Irã durante a Revolução Iraniana, Forough era apaixonado por arte desde muito jovem, desenhando e pintando temas imaginários quando criança. Passou a dedicar formalmente à pintura na universidade, onde descobriu a paixão pela fotografia enquanto posava como modelo para um estudante de área.

Em 2011, ela se mudou para a Austrália, onde construiu seu negócio de fotografia e se estabeleceu como fotógrafa internacional. Seu interesse pelas questões femininas levou a uma série de imagens: “Revision of Portraits”, “Eternal Icons” e “Salvation”, que foram exibidas no Irã e na Austrália.  Em 2018, Forough foi premiada com o Mestrado em Fotografia do Instituto Australiano de Fotografia Profissional (AIPP). Recebeu o Master of Photography da Wedding and Portrait Photographers International (WPPI) em 2019 e o Double Master of Photography da WPPI em 2020.

Vanity

Forough Yavari é ativista de causas femininas e também uma fotógrafa renomada, com vários prêmios na carreira

Nas demais categorias, o maltês Joseph Smith foi o vencedor em “Retrato com História” ao mostrar os irmãos Alfred e Paul Beck, de Malta, que assumiram o negócio de impressão gráfica da família aos 17 e 14 anos, respectivamente, em 1945, e que seguiram juntos até ficar nonagenários – Alfred morreu no final de 2022.

He is part of a tribe of proud people that believe the Ankole cattle are a gift from their ancestors. They have a sacred duty to protect and care for them. The entire village life revolves around these impressive creatures.

Em segundo lugar em “Retrato com História” ficou Osama Elolemy, dos Emirados Árabes Unidos, com o retrato de um pastor de gado da raça africana Ankole, que tem a mesma atividade de seus ancestrais e acredita ter dever sagrado de proteger e cuidar desses animais que são criados há centenas de anos na África Oriental (Uganda, Congo, Ruanda e Burundi).

As a parent, all you want is to be listened to.

Na categoria “Sessão de Família”, o primeiro lugar coube ao australiano Raoul Slater com uma imagem divertida de Brad e Harriet, pai e filha. Ao definir sua foto, produzida no estilo “daguerreótipo”, Slater brincou: “Como pai, tudo o que você quer é ser ouvido”.





O segundo lugar em “Sessão de Família” categoria foi para o filipino Donell Gumiran com o retrato de uma família Suri, etnia que vive entre a Etiópia e o Sudão do Sul, e que valoriza a convivência e a cooperação, envolvendos-e em tarefas coletivas, como construção de casas, preparação do campo e pastoreio.

7

Em “Retrato do Ambiente”, o britânico Jo Kearney foi o vencedor com uma imagem captada em Havana, Cuba, que mostra a senhora Sonia Herstandez em sua casa simples, com móveis de madeira e decoração antigos, demostração de um tempo que passa sem muita mudança.

Na categoria “Estudo de Personagem” o britânico Frederic Aranda foi o ganhador com o retrato do ator Ian McKellen em seu camarim no Duke of York’s Theatre, em Londres, enquanto se preparava para interpretar o personagem Mother Goose (mamãe ganso), em uma comédia do mesmo nome.

O brasileiro Lucas Tirloni, com a foto “Raízes”, se destacou na categoria “Retrato do Ambiente” e ficou entre os 101 selecionados pelo concurso para fazer parte do livro comemorativo do International Portrait Photographer of the Year de 2023. A foto mostra pai e filha, na etnia guarani, na aldeia do Rio Branco, em Itanhaém (SP).

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: