19
05-2023

Grandes fotógrafos são premiados no ReFocus Awards Cores 2023

Fique por dentro   /   Tags:

ReFocus Awards anunciou os vencedores de seu Concurso de Fotografia em Cores 2023, que teve inscrições de fotógrafos de quase 70 países, dividido entre as categorias “profissional” e “não profissional”. O primeiro colocado no geral, entre todos que se inscreveram, foi o fotojornalista belga Alain Schroeder, que trabalha há mais de quatro décadas e já ganhou muitos prêmios internacionais, incluindo da Nikon Contest e de Fotógrafo do Ano do World Press Photo. Schoeder fotografou dois lutadores de kushti, uma antiga e tradicional luta indiana, relaxando após o treino – um lutador examina o olho do companheiro, que parece ter algo incomodando. Para o fotógrafo, viver e treinar juntos promove camaradagem, solidariedade e fraternidade nesse universo que une passado e presente.

O segundo lugar no geral ficou com o fotógrafo alemão Sebastian Mader, que vive em Nova York e dedica-se principalmente a fotos de arte e projetos comerciais, inclusive para publicações como a Vogue . Mader produziu uma imagem que homenageia a cultura americana ao recriar uma narrativa da vida universitária no contexto de um grande jogo nos anos 1970.

O terceiro lugar ficou com o californiano William Mark Sommer, fotógrafo que ainda usa filme e tem um trabalho focado no lado rural dos Estados Unidos. Sommer, que também já recebeu muitos prêmios de fotografia ao longo da carreira, fotografou uma rosquinha (donuts) rosa em uma típica lanchonete americana. Ele foi levado a isso por uma memória da infância: “Lembro-me de quando criança ficar maravilhado com donuts de todas as cores e tamanhos, e como o meu pai adorava os rosa”.

Na categoria “não profissional”, o vencedor geral foi o angolano João Coelho com a imagem em clima pós-apocalíptico de um lixão em seu país.

O segundo lugar ficou com o alemão Peter Juzak, com uma imagem abstrata de ácido ascórbico derretido feita com uma câmera acoplada a um microscópio.

Já terceiro posto foi para alemã Nina Tberg, que fez uma imagem lúdica de seus filhos durante uma viagem de trem.

Os premiados foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por editores de grandes revistas e curadores de museus, que selecionou os primeiros, segundos e terceiros colocados no geral e distribuiu medalhas de ouro, prata e bronze para uma nada menos que 21 subcategorias, como abstrato, arquitetura, conceitual, paisagens, natureza, fotojornalismo, retrato, entre outras. Os melhores da categoria geral receberão vários prêmios, inclusive em dinheiro – entre US$ 2.500 ou US$ 1.500, dependendo se estão em  “profissional” ou “não profissional”, respectivamente.

Confira mais alguns premiados entre as principais categorias profissionais em disputa. Para saber todos os que se classificaram de primeiro a terceiro lugares, acesse https://refocus-awards.com.

Abstrato – Andreja Ravnak, na Eslovênia, com uma imagem campestre que mostra uma série de texturas.

Aéreo – Florian Ledoux, da França?, com a imagem de um urso polar atravessando uma lagoa em fase derretimento em Nanadut, Canadá.

Conceitual – Dale May, dos EUA, com uma imagem que retrata a cultura americana dos anos 1970.

Viagem – Azim Kham Ronnie, de Bangladesh, com foto que mostra trabalhadores vietnamitas cercados por milhares de bastões de incenso na vila de Quang Phu Cau, em Hanói, Vietnã.

Filme analógico – Tommaso Rada, da Itália, com a foto das instalações de um banho termal em Rupite, Bulgária.

Natureza – Tomy M. Norte, do Reino Unido, com a macrofotografia de um conjunto de pequenos cogumelos sob a chuva.

Retrato – Natasha Pszenicki, do Reino Unido, com o retrato da grávida Jade, que forma um casal queer com Grace, a espera do primeiro filho após fertilização in vitro.

Cena de rua – Anindito Mukherjee, Índia, com o retrato de rapaz admirando as luzes coloridas de uma loja que refletem em seu rosto.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: