03-2023
Imagens impressionantes do Sol que você nunca viu
Os astrofotógrafos americanos Andrew McCarthy e Jason Guenzel se uniram para produzir imagens impressionantes do Sol, como a de um tornado solar girando a uma altura equivalente a de 14 Terras. McCarthy capturou mais de 200 mil imagens e trabalhou com Guenzel durante cinco dias nos dados para criar um arquivo de 140 megapixels.
A dupla obteve um nível de detalhes sem precedentes até hoje. “É uma mistura de ciência e arte. A foto combinou mais de 90 mil imagens meticulosamente em camadas e processadas para revelar nossa estrela principal de uma maneira que você nunca viu antes”, escreveu McCarthy no Twitter.
Ele explica ainda que uma imagem geometricamente alterada do eclipse de 2017 foi usada como elemento artístico na composição para exibir uma estrutura invisível. “Um grande cuidado foi tomado para alinhar as duas camadas atmosféricas de maneira cientificamente plausível, usando dados da NASA como referência”, diz.
Em entrevista ao site PetaPixel, McCarthy disse que a “estrutura invisível” é a coroa solar que só é visível da Terra quando há um eclipse solar. “A forma e a posição foram alteradas e combinadas com dados da NASA capturados do espaço com precisão”, acrescenta.
McCarthy, como muitos outros astrônomos, apontou seu telescópio para o enorme tornado solar que lançou uma nuvem de plasma do Sol no fim de semana passado. De acordo com a NASA, o tornado solar atingiu uma altura de cerca de 120 mil quilômetros, ou seja, a altura de 14 Terras. Jason Guenzel, que colaborou na imagem de 140 megapixels com McCarthy, chamou de “uma fusão de arte, ciência e técnica de dois astrofotógrafos”. A dupla chama sua criação: Fusion of Helios. “Montamos um mosaico, uma foto composta para visualizar muitos elementos diferentes que de outra forma seriam impossíveis de fotografar juntos”, explica Guenzel.