03-2020
Combate de camundongos
O Wildlife Photographer of the Year, principal concurso de fotografia de natureza e vida selvagem no mundo, promoveu o Lumix People´s Choice Award, resultado de uma votação para que o público escolhesse imagens que não estiveram entre as ganhadoras da edição 2019, mas que, ainda assim, chamaram a atenção do Júri pela qualidade.
A imagem vencedora, com cerca de 28 mil votos, foi feita pelo britânico Sam Rowley. Mostra dois camundongos brigando por um pedaço de comida derrubado no chão de um vagão do metrô de Londres. A imagem premiada mostra como a vida selvagem funciona em um ambiente dominado por humanos.
Outras quatro imagens foram selecionadas como finalistas. A do libanês Michel Zoghzoghi foi feita no Pantanal brasileiro, nas margens do Rio Três Irmãos, região de Porto Jofre (MT), e mostra duas onças-pintadas carregando na boca uma sucuri recém-abatida.
Já o canadense Martin Buzora flagrou um guarda-parques interagindo carinhosamente com um rinoceronte-negro órfão no Quênia.
O britânico Aaron Gekoski ficou entre os finalistas com imagem de um orangotango triste, usado em performances no Safari World de Bangkok, na Tailândia.
Também ficou entre as finalistas a imagem do espanhol Francis De Andrés, que mostra renas-brancas “camufladas” na neve, clicadas no arquipélago de Svalbard, na Noruega.