03-2020
Leituras da natureza
A partir do sábado, dia 7 de março de 2020, a Galeria MH8, em São Paulo (SP), recebe a mostra Da Natureza, que ficará em cartaz até o dia 4 de abril. Com curadoria de Juan Esteves, a exposição coletiva tem participação dos fotógrafos Ana Magalhães, Andrea Angelo, Andréa de Marchi, Bruna Veloso, Denise Schoueri, Eduardo Paiva, Flavia Sampaio, Flavio Magalhaes, Luci Melhado, Marisa Souza, Marcos Vampré, Sabrina Lisauskas, Thelma Penteado, Rodrigo Gabrielli e Vanessa Poitena.
A exposição reúne leituras inspiradas de jovens artistas que nos remetem aos artistas que alcançaram o mundo nos últimos 3 séculos, voltadas para as paisagens ainda intactas, algumas delas na nossa costa por onde aportaram autores viajantes e pelas elevações montanhosas para onde muitos seguiram em busca de novos panoramas, tanto aqui como além-mar, em distantes paragens.
Neste caminho, o interessante é destacar o trabalho de Luci Melhado, onde sua imagem aproxima-se da corrente mais pictórica contemporânea baseada nas sobreposições de imagens, um argumento limítrofe à fotografia de Ana Magalhães, onde as tramas da natureza canadense tentam ocultar os vestígios humanos, nos remetendo as paisagens invernais do americano Andrew Wyeth.
Já a placidez das imagens marinhas de Vanessa Poitena, Marcos Vampré e Thelma Penteado se acomodam nos primórdios da vida. Fenômenos vivos gerados espontaneamente pela água e ar como já disse o artista japonês Hiroshi Sugimoto sobre sua própria obra, a qual as das fotógrafas se aproximam em sua quase maneira abstrata.
As imagens “pittorescas” de Flavio Magalhaes, Eduardo Paiva, Marisa Souza, Flávia Sampaio e Sabrina Lisaukas, evocam os artistas viajantes como o francês Jean Baptiste Debret ou o alemão Johann Rugendas que aportaram no Brasil após a chegada do rei João VI. Os recursos de uma natureza retumbante, seja no enquadramento mais amplo ou nos detalhes apurados, estão aqui representados.
A natureza de caráter monumental que certamente é representativa dos exuberantes trópicos e cordilheiras mais altas são amparadas pelas imagens dos igarapés amazônicos de Andrea Angelo, das grandes árvores submersas de Denise Schoueri, pelos veios andinos de Rodrigo Gabrielli, as geleiras da Patagônia de Andréia de Marchi e os sinuosos caminhos das montanhas do País de Gales, retratados por Bruna Veloso, fotografias que nos levam a grandes paisagistas como os americanos Timothy O’Sullivan e Edward Curtis.
Serviço:
Vernissage: 7 de março de 2020, a partir das 11h.
Galeria MH8: Rua Estados Unidos, 180. Jardins – São Paulo (SP).
Visitação: de 7 de março a 4 de abril de 2020