10-2019
Retrospectiva de Susan Meiselas chega a SP
O Instituto Moreira Salles da Avenida Paulista, em São Paulo, inaugurou exposição retrospectiva da consagrada fotógrafa norte-americana Susan Meiselas, integrante da Agência Magnum. A mostra fica aberta até o dia 1 de março de 2020.
A seleção apresenta um panorama de quatro décadas, das suas fotos de strippers viajando pela Nova Inglaterra até suas famosas imagens da Revolução Sandinista, na Nicarágua, e seu extenso trabalho com a comunidade curda.
Antes de chegar ao IMS Paulista, a mostra passou pela Fundació Antoni Tàpies, em Barcelona, pelo Jeu de Paume, em Paris, e pelo SFMOMA, em São Francisco. A curadoria é de Marta Gili, a nova diretora da École Nationale Supérieur de la Photographie, em Arles, Pia Viewing, curadora do Jeu de Paume, e Carles Guerra, diretor da Fundació Antoni Tàpies. Intitulada Susan Meiselas: mediações, a seleção inclui cerca de 180 fotografias, além de videoinstalações, publicações, cartas e material de arquivo.
O conjunto mostra o envolvimento de Meiselas com os sujeitos fotografados, em longos períodos de convivência, enquanto construía narrativas compartilhadas. A fotógrafa expandiu os limites do fotojornalismo, refletindo sobre o papel da fotografia na construção da memória coletiva.
Encerra a exposição a série Caixa de Pandora (1995), feita em um clube de sadomasoquismo em Nova York e que, até certo ponto, pode ser vista como uma sequência de Strippers de festivais. Meiselas relaciona suas imagens a cartas dos participantes envolvidos: o gerente, as dominadoras e os clientes. Nesse lugar, descobriu um outro tipo de relação com a dor e a violência, focada em atos controlados que provocam dor autoinfligida.
Como parte da programação da mostra, o cinema do IMS Paulista também exibirá gratuitamente o filme Imagens de uma revolução, dirigido por Meiselas, Richard P. Rogers e Alfred Guzzetti. As datas das exibições serão divulgadas no site do IMS.
Em cartaz até 1 de março de 2020, a exposição apresenta a ampla produção de Meiselas, pautada especialmente pela empatia e a troca com o outro, como pontua a artista: “Fotografias são encontros pessoais imediatos que duram apenas um momento. Esses encontros podem criar uma ponte para a construção de narrativas maiores, que vão além da história pessoal de uma pessoa e tocam uma história nacional ou cultural mais abrangente. A imagem é, então, somente o ponto de partida.”
Serviço
Susan Meiselas: mediações
Curadoria: Marta Gili, Pia Viewing e Carles Guerra
Período: de 15 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020
IMS Paulista – Galeria 2: Avenida Paulista, 2424 – São Paulo (SP)
Entrada gratuita