08-2019
IMS relança livro clássico de Maureen Bisilliat
Experimental e ao mesmo tempo um clássico, assim pode ser descrito Sertões Luz & Trevas (IMS, 2019), livro da fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat, radicada no Brasil desde os anos 1950. Originalmente publicado em 1982, esta nova versão traz novamente textos de Euclides da Cunha extraídos de Os Sertões, publicado em 1902, uma epopéia sertaneja, descrita como reportagem, narrando o conflito de Canudos no interior da Bahia entre tropas do governo e sertanejos liderados pelo messiânico Antônio Conselheiro.
Além dos extratos originais, a nova edição produzida pelo Instituto Moreira Salles, que tem a guarda da obra da fotógrafa desde 2003, traz outras informações, como os artigos escritos pela paulistana Walnice Nogueira Galvão, professora emérita aposentada da Universidade de São Paulo (USP), especialista na obra do escritor, e por Miguel del Castillo, carioca radicado em São Paulo, escritor e curador da Biblioteca do IMS.
Maureen Bisilliat é a “estrangeira” mais brasileira que se conhece quando se trata do conhecimento da nossa literatura e cultura vernacular. Ela define seu “triângulo literário, místico, telúrico, mítico e sertanejo”, com o paulista Euclides da Cunha, o mineiro João Guimarães Rosa e o paraibano Ariano Suassuna.
“Um mundo real e mítico, onde homem e natureza se confundem num único ímpeto gerador” é a descrição que a fotógrafa nos dá para os lugares no nordeste brasileiro por onde andou entre os anos de 1967 e 1972. De fato, suas capturas transitam por um cenário real povoado por mitos em construções sintáticas originais, pautadas ora pelo registro mais formal ora pelo experimentalismo intrínseco à sua obra mais abrangente, como registrado em seus demais livros.
Juan Esteves
Serviço
Livro: Sertões Luz & Trevas, 192 páginas, 23,5 x 26 cm, capa dura
Editora: Instituto Moreira Salles
Preço: R$ 134,00