01-2026
Fotógrafos apaixonados por trem viram um perigo em estações do Japão
Há fotógrafos que adoram fotografar trens, mas no Japão essa mania virou um grande problema. Segundo autoridades japonesas, além “ameaçar a sociedade”, os fotógrafos de trem locais, conhecidos como “toritetsu”, estão se comportando cada vez pior para obter as melhores fotos – e as empresas ferroviárias estão se esforçando para educar e proteger os fotógrafos deles mesmos. Uma matéria no “Traicy”, site japonês especializado em notícias sobre transportes, informa que a East Japan Railway Company anunciou o lançamento de uma nova campanha de conscientização pública voltada para alertar fotógrafos sobre comportamentos perigosos nas plataformas das estações.

Embora a campanha inclua ilustrações engraçadas de fotógrafos, representados como pássaros, fazendo coisas como subir em escadas nas plataformas, atravessar na frente dos trens, fazer selfies em superfícies acessíveis para deficientes visuais e bater em fios elétricos com suas câmeras, os comportamentos exibidos (que parecem específicos o suficiente para serem exemplos de ações reais), são perigosos e poderiam resultar em pessoas gravemente feridas ou até mortas. O cartaz, escrito principalmente em japonês, observa que “a fotografia incômoda está em ascensão” no Japão e acrescenta que qualquer comportamento perigoso ou ilegal, ou abuso contra a equipe da companhia de trens, será tratado em cooperação com a polícia.

Na estação Hankyu Juso, em Osaka, fotógrafos foram vistos nos trilhos do trem em operação, mesmo após as barreiras de segurança terem sido acionadas e os alarmes sonoros terem soado em alto volume. “Um trem estava a poucos instantes de passar. Isso não é dedicação a um hobby; é um incômodo perigoso e ilegal que coloca em risco não apenas a vida dos fãs, mas também a dos funcionários da estação que tiveram que correr para confrontá-los. A segurança ferroviária não é brincadeira. Nenhuma foto ou vídeo vale o risco de uma colisão ou de causar atrasos operacionais para milhares de passageiros”, divulgou em nota o Japan Station. Além do perigo para a operação numa plataforma, esses fotógrafos também têm incomodado os passageiros com suas tentativas de fazer fotos melhores dos trens.



