11-2025
Fotógrafo norueguês de moda é o responsável pelo Calendário Pirelli 2026
O icônico Calendário Pirelli chega em 2026 à sua 52ª edição apresentando um conceito que vai além da moda e da beleza convencional, em um trabalho elaborado pelo fotógrafo norueguês Sølve Sundsbø, com base em elementos naturais – terra, água, fogo, vento, éter, flores e natureza. Os ensaios foram realizados em três locações na Inglaterra (Norfolk, Essex e Londres) e uma nos Estados Unidos (Nova York), contando com celebridades do cinema, da moda, da música e do esporte, como as atrizes Tilda Swinton, Isabella Rossellini, Gwendoline Christie, Adria Arjona, Luisa Ranieri e Du Juan (que também é modelo), as modelos Irina Shayk e Eva Herzigová (que também é atriz), a cantora FKA Twigs, a tenista Venus Williams e a estilista Susie Cave (que também foi modelo).

Sølve Sundsbø clica a tenista americana Venus Williams tendo como tema o elemento fogo
Desde sua criação em 1964, o Calendário Pirelli vem sendo um marco que acompanha transformações culturais e estéticas. Estrelas de Hollywood já consagradas, a britânica Tilda Swinton e a ítalo-americana Isabella Rossellini retornam nesta edição: Swinton esteve no calendário de 2018 e Rossellini, no 2004. Também já tinham saído antes a inglesa Susie Cave (nas edições de Clive Arrowsmith de 1991 e de Helmut Newton de 1986, mas apresentada em 2014), a chinesa Du Juan (presente em 2008 com Patrick Demarchelier) e tcheca Eva Herzigová (selecionada em 1996 por Peter Lindbergh e 1998 por Bruce Weber).

O fotógrafo norueguês durante o ensaio com a atriz ítalo-americana Isabella Rossellini
As imagens oficiais do Calendário Pirelli 2026 ainda não foram divulgadas, apenas algumas prévias e o making of das produções. Sundsbø escolheu Norfolk e Essex, no litoral britânico, como pano de fundo para suas visões de janeiro a dezembro de 2026 – uma decisão um tanto paradoxal, já que tudo foi fotografado em estúdios em Londres e Nova York com essas paisagens representadas em telas atrás das modelos ou reprocessadas com efeitos especiais, depuradas como conceito. Para ele, era uma questão de controle, pois no estúdio é possível gerenciar a luz de maneira mais criativa e criar efeitos. Sundsbø é conhecido por misturar de técnicas digitais e analógicas, que vão do escaneamento 3D ao retoque manual. Segundo ele, o objetivo foi expressar “emoções, instintos e estados de espírito centrais à vida humana”, como o “anseio por liberdade, curiosidade e desejo de emancipação”.

A água foi o elemento escolhido pelo sueco para o ensaio com a estilista britânica Susie Cave
Sølve Sundsbø explica: “Quis colher efeitos da natureza lá fora e trazer para o estúdio, onde consigo controlar tudo. É uma arte que trabalha com a realidade, com a resolução de problemas começam como ideia, que depois passa para um problema prático e termina como solução visual”, comenta o sueco. Segundo ele, a ideia de reduzir a natureza aos elementos é voltar à maneira como sempre o mundo foi entendido. Sundsbø comenta que foi um processo mais instintivo do que intelectual e com a ajuda de uma equipe que sabe projetar uma ideia num único fotograma, mesmo debaixo d’água ou rodeadas de ventiladores.

A produção com a premiada atriz britânica Tilda Swinton foi em meio à natureza
Para quem não sabe, o calendário multinacional italiana fabricante de pneus começou na década de 1960 como a clássica folhinha de mulheres sensuais para ser colocado em pares de borracharias e oficinas mecânicas com o intuito de vender a marca Pirelli. Ao longo de décadas, foi se transformando em um marco da moda, passando a ter as imagens produzidas por estrelas da fotografia, como Richard Avedon, Helmut Newton, Annie Leibovitz, Mario Testino e Patrick Demarchelier, antecipando e ditando tendências, além de reflexão sobre o que passou a ser chamado de “política da beleza”.

Sølve Sundsbø explorou o elemento vento com a atriz italiana Luisa Ranieri


