11-2024
FotoDoc 2024 aberto na Panamericana com atrações internacionais
A edição de 2024 do FotoDoc, Festival de Fotografia Documental, foi aberta na terça-feira e segue até o sábado com a participação de dois convidados internacionais na Panamericana Escola de Arte e Design (Av. Angélica, 1.900), em São Paulo (SP). A programação conta com Elspeth Diederix, um dos principais nomes da fotografia contemporânea da Holanda, e o curador holandês Erik Vroons, editor da revista GUP. Com a proposta de reunir profissionais, estudantes e apreciadores da fotografia, o festival conta também com a presença de grandes nomes da fotografia brasileira. As atrações incluem exposições, premiação, workshops, leituras de portfólio e sessões de debate sobre diversas técnicas e estilos de trabalho fotográfico.
Uma das imagens do trabalho vencedor do fotógrafo Fabio Teixeira no Prêmio Portfólio FotoDoc 2024
O festival começou no dia 26 de novembro, com a abertura da exposição de vencedores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024, com 73 imagens, e as mostras “Distopia”, sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, com imagens de Carlos Macedo e Tadeu Vilani, e “Utopia”, com fotografias de Lucas Lenci – com entrada gratuita, as exposições ficarão em cartaz até 5 de janeiro de 2025. Um dos principais objetivos do festival, segundo o idealizador e organizador Érico Elias, é incentivar e difundir trabalhos autorais em fotografia que abordam temas relevantes para a sociedade e a produção de imagens. Nesta edição, com o tema “Paraísos artificiais”, o FotoDoc propõe uma ampla discussão sobre o impacto e contribuição da inteligência artificial para a fotografia documental.
Fábio Teixeira destacou-se como o ensaio documental “Entre a vida e a morte na ruas”, realizado na cidade do Rio de Janeiro
Já Prêmio Portfólio FotoDoc 2024 avaliou 60 finalistas e premiou 20 trabalhos. O grande vencedor é Fabio Teixeira, com o ensaio “Entre a vida e a morte nas ruas”, sobre as dificuldades diárias enfrentadas por quem sobrevive morando nas ruas e trabalhando com reciclagem na cidade do Rio de Janeiro. Teixeira recebeu um troféu na cerimônia de premiação, na abertura do festival – todos os vencedores podem ser conferidos em https://fotodoc.com.br/premio-2024/ganhadores-2024/.
Teixeira, fotojornalista paulista radicado no Rio há anos, mostra as dificuldades diárias enfrentadas por quem sobrevive morando nas ruas e trabalhando com reciclagem
Atração internacional
Em sua primeira edição internacional, o FotoDoc 2024 recebe um dos principais nomes da atual fotografia holandesa: Elspeth Diederix, que vem ao Brasil pela primeira vez. Ela nasceu no Quênia, em 1971, cresceu na Colômbia e desde 1990 vive em Amsterdã. O trabalho dela é centrado em plantas e jardins e para compor suas imagens, a fotógrafa calcula um minucioso jogo de luz para criar fenômenos ilusórios nos resultados fotográficos. Diederix vai ministrar o Workshop “Play“, no sábado (30) com tradução simultânea para português, no qual irá ensinar como usar o jogo e a brincadeira para desenvolver seu processo criativo.
Trabalho da fotógrafa queniana Elspeth Diederix, que vive na Holanda, atração internacional do FotoDoc 2024
Também da Holanda, o curador Erik Vroons, editor da GUP, revista internacional de fotografia, participa de uma das sessões do programa “Encontros”, no dia 29 de novembro, em um debate com Elspeth Diederix, mediado pela curadora brasileira Paula Cabral Tacca. Vroons tem mestrado em Estudos Fotográficos pela Universidade de Leiden, e em Estudos de Mídia pela Universidade de Amsterdã. Ele é o curador do New Dutch Photography Talent e já ministrou workshops em vários festivais internacionais, entre eles os de Singapura, Tóquio e Belfast.
O premiado fotojornalista e documentarista gaúcho Tadeu Vilani fará uma apresentação intermediada por Sérgio Branco, editor de Fotografe
O jornalista e fotógrafo Érico Elias, idealizador e diretor do festival, afirma que o FotoDoc vem se consolidando como um dos principais encontros para discutir e avaliar a produção fotográfica no Brasil. “A cada ano, o festival ganha maior importância como iniciativa para a valorização da cultura, da diversidade e da narrativa visual no país. Esta edição marca um posicionamento internacional e ao mesmo tempo reforça nosso objetivo de ser um espaço aberto e fundamental para a troca de experiências, a exposição de talentos e o diálogo entre artistas, críticos e o público em geral”, diz Elias.
A Leitura de Portfólio, feita por renomados fotógrafos e curadores, é uma das atrações do FotoDoc 2024
A programação do FotoDoc 2024 conta ainda com uma série de Encontros, que reúnem dois fotógrafos projetando seus trabalhos e um entrevistador, que acontecerão até sexta-feira (29 de novembro). Reconhecendo a importância do livro para a fotografia, o festival terá espaço de Livraria com uma série de “Conversa com o Autor”. No encerramento, no dia 30, haverá a realização do Artescambo, com uma dinâmica de interação que propõe a troca de tiragens sem que a identidade dos autores seja revelada, com participação de fotógrafos convidados. Confira toda a programação em: https://fotodoc.com.br.