08-2024
Panasonic volta a Brasil e anuncia o lançamento das Lumix S5II e S5IIx
A Panasonic já apostou no mercado brasileiro de câmeras digitais para fotografia e vídeo até a metade dos anos 2000, mas saiu do mercado brasileiro bem antes de Nikon e Sony – que chegaram até ter fábrica em Manaus (AM). A boa notícia é que a Panasonic voltou oficialmente a atuar no Brasil no segmento e anunciou o lançamento de dois modelos em agosto, ambas da consagrada série Lumix: os modelos DC-S5II e DC-S5IIx.
A volta ao mercado brasileiro se baseia em um relatório publicado pela Mordor Intelligence, que prevê um aumento de interesse na América Latina, principalmente o Brasil, por câmeras e lentes profissionais e também avalia tendências e projeções do setor para o período de 2024-2029. No Brasil, segundo o relatório, o crescimento do segmento foi impulsionado por avanços tecnológicos.
O plano da Panasonic é concorrer diretamente com a Sony, que mesmo sem estar mais oficialmente no Brasil, ainda é a maior referência para câmeras mirrorless de fotografia e vídeo. A Canon única das grandes marcas japonesas que mantém a representação oficial no Brasil, lidera o mercado de câmeras para fotógrafos profissionais ou entusiastas avançados, mas está atrás da Sony quando o assunto é conquistar o interesse de filmmakers,videomakers, produtores de contéudo e streamers. É principalmente nesses nichos que a Panasonic pretende aumentar sua participação.
Para Rodrigo Costa, gerente de vendas para a América Latina da Panasonic, a inclusão de dois modelos na linha Lumix é uma oportunidade estratégica para atender a demanda crescente. “Nos últimos anos, observamos atentamente o crescimento do mercado de câmeras mirrorless, impulsionado pela demanda por conteúdo de alta qualidade. O nosso objetivo de elevar ainda mais o padrão de qualidade do segmento, oferecendo produtos inovadores e competitivos com o mercado”, diz ele.
Os modelos Lumix DC-5SII e DC-5SIIx não novidade por aqui, mas já são bem conhecidas no exterior: foram lançados no mercado americano, por exemplo, em abril o de 2023. O que diferencia os dois modelos é que a 5SIIx tem um conjunto de recursos de vídeo mais abrangente. Fora isso, ambas contam com sensor full frame de 24 MP com detecção de fase; conseguem disparar em até 30 imagens por segundo no modo e-shuttercom foco contínuo e captura em RAW; contam com modo de alta resolução multi-shot de 96 MP; oferecem slots para cartão UHS-II duplos; e têm o modo de disparo pré-sequência (até 1,5 segundo antes de o obturador ser pressionado).
Em vídeo, os principais recursos das duas são a captura de porta aberta 6K 3:2 de até 30p (4:2:0 10 bits); resolução 6K ou DCI/UHD 4K da largura total do sensor até 30p; DCI/UHD 4K até 60p (S35), tempos de gravação ilimitados e opção de proxy; ventilador de refrigeração e integração da câmera com a nuvem com Frame.io. Já o modelo 5SIIx tem como recursos adicionais a saída de vídeo bruto; a gravação de vídeo em SSD via USB; modos de compressão All-I; captura interna/SSD ProRes e transmissão IP com/sem fio.
A venda das câmeras do Brasil será feita por meio da distribuidora Merlin Video (https://www.merlindistribuidora.com.br/), mas os preços no Brasil não foram divulgados. Nos EUA, a S5II tem um preço sugerido de US$ 1.990 – a S5IIx custa US$ 2.190.