19
10-2016

Lições de vida em dupla exposição

Olhar Global   /  
  • “A fim de seguir seu coração, você deve primeiro encontrar sua mente” é a frase que explica esta imagem
  • “A vida muitas vezes é mais bem apreciada se o caminho for feito passo a passo” é
o tema desta foto
  • Esta foto tem como lema o arrependimento por não seguir o que o coração diz
  • Nesta imagem a mensagem de Brandon Kidwell é ter coragem para enfrentar a vida
  • Algumas imagens de Brandon Kidwell têm apenas título e não frases; está é
“Aproveite a centelha”
  • Mais uma imagem que tem apenas título, que é “Notebook espiral mental”
  • “Cuidado com as estradas que você escolher” é a frase desta foto
  • O lema desta imagem é “Para encontrara verdade, às vezes você tem que chegar até a escuridão”

Com um iPhone5 e muita criatividade, o americano Brandon Kidwell criou uma série com o objetivo de passar conhecimento aos filhos. E virou um sucesso na internet

Por Gabrielle Winandy

O americano Brandon Kidwell vive em Jacksonville, Flórida, EUA, e não é um especialista em dupla exposição, técnica conhecida há bastante tempo. Mas esse profissional do setor financeiro, gestor de uma pequena fazenda, usa o tempo em que está sem nenhuma obrigação pendente para fazer fotos da série “Wisdom for my Children” (sabedoria para meus filhos, em tradução livre). A ideia, nascida da necessidade de passar algum conhecimento de vida para a prole de forma duradoura, é básica, mas eficaz: junto com cada foto de dupla exposição há uma frase que dá um novo significado e profundidade à imagem.

Algo a ser notado é que, embora Brandon tenha uma Fuji X100s e uma Canon EOS 5D Mark III, o equipamento usado para fazer as fotos da série é um iPhone. A escolha foi feita simplesmente porque era mais prático usar o celular, “uma ferramenta mais imediatamente disponível, em todos os momentos”. O pós-processamento, que demora de cinco a dez minutos, é feito sempre no Lightroom.

“Wisdom for my Children” não foi pensada inicialmente como uma série. Brandon só percebeu que o era no começo de 2015, quando começou a publicar as imagens on-line e virou um sucesso no mundo virtual. “Fiquei surpreso quando observei a unidade que elas continham. Formaram um mapa de tempo que representa o desenvolvimento dos meus filhos”, afirma. “Minha ambição é continuar trabalhando nessas fotos e fazer um livro com elas para que possa dar algo concreto aos meus filhos, e eles aos filhos deles”, planeja.

Longas conversas

Há alguns anos, Brandon começou a nutrir a vontade de aperfeiçoar a sua habilidade de fazer fotos de família. Por meio de tutoriais na internet e com a prática do que aprendia, com muita tentativa e erro, foi se desenvolvendo. Ele conta que começou a fotografar usando a família e os amigos como modelos, para marcar o que estava se passando com eles naquela época, e com a esperança de que as imagens os ajudassem a crescer com as lições que procurava passar. A escolha pela técnica da dupla exposição partiu da ideia de que a segunda foto, segundo ele, ao se fundir com a primeira, adiciona dimensão e ajuda a contar uma história mais complexa.

Para Brandon, a primeira foto é a mais importante. “Procuro fazer um retrato que pareça quase uma silhueta, mas que ao mesmo tempo seja iluminado o suficiente para mostrar os traços faciais, que adicionam profundidade”, explica. O fundo é algo a ser pensado também. Precisa ser livre de elementos que distraiam a atenção. Para a segunda exposição, é interessante que a imagem traga um contraste forte à primeira, sempre complementando, em vez de rivalizar com a outra.

Pura emoção

Para ele, o segredo da fotografia é a emoção. E esse deve ser o ponto de partida para a criação da imagem: saber que emoção passar e se esforçar por meio de tentativa e erro para alcançar exatamente o que procura. “Se você conseguir capturar a verdadeira emoção, sentirá que a foto é rara e muito poderosa. Isso é algo que tento alcançar em cada foto que faço”, diz.

Inspiração para imagens é o que não falta. “Sou diariamente inspirado pela minha família”, afirma. E esse amor pela família, pela vida e pelas pessoas ele demonstra ao compartilhar os seus conhecimentos em fóruns públicos na internet. “Sinto-me muito sortudo por ter a chance de aproveitar a minha paixão e por poder dividir isso com os outros”, diz. Cada foto tem uma frase pensada para ela ou um título mais profundo. As frases tem um tom de auto-ajuda, mas foram ditas justamente para ajudar os filhos do fotógrafo em momentos importantes na vida deles.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: