19
01-2018

Getty anuncia tendências das imagens para 2018

Imagem que faz parte da coleção do tema Realismo Conceitual, uma das tendências observadas pelos especialistas da Getty para 2018 / Crédito: Getty Images

Imagem que faz parte da coleção do tema Realismo Conceitual, uma das tendências observadas pelos especialistas da Getty para 2018 | Crédito: Image Source/Getty Images

Quem trabalha com fotografia ou é apaixonado pelo tema não deve ignorar estudos feitos pelo maior banco de imagens do mundo, a Getty Images, que tem 200 milhões de arquivos disponíveis para consulta. As informações podem servir de bússola para desenvolvimento de trabalhos pessoais ou voltados para o uso comercial, seja para publicidade, institucional ou mesmo para venda em bancos de imagens. Com isso, segundo os especialistas da agência, as marcas e os meios de comunicação vão redefinir a masculinidade moderna em 2018: “Masculinidade desfeita” é um dos três conceitos que vão dominar a comunicação neste ano, ao lado de “segundo renascimento” e “realismo conceitual”.

Baseada na pesquisa criativa dos especialistas visuais da Getty Images e nos dados de busca e imagem ( um bilhão feitas por clientes e 400 milhões de downloads em seu site a cada ano), a previsão visual estabelece tendências macro e micro para 2018 e atua como um guia para a mídia, anunciantes, marcas e empresas, refletindo as mudanças no mundo e como elas podem se desenvolver nos próximos meses.

Pioneira na previsão de tendências, com as quais trabalha há mais de 20 anos, a Getty Images listou termos que já anteciparam movimentos visuais de gênero, consciência social, design, tecnologia, viagem, entre outros.

Gêneros

Embora anos anteriores tenham sido devidamente utilizados para abordar o retrato das mulheres na publicidade e na mídia, há uma crescente consciência de que os estereótipos para representar homens também estão extremamente desatualizados. No Reino Unido, a Advertising Standards Authority reconheceu recentemente a questão, anunciando uma nova regra que proíbe os estereótipos de gênero em um esforço para ajudar a lidar com “práticas prejudiciais e desatualizadas”.

Mudanças demográficas e culturais estão tornando as noções unidimensionais comuns da masculinidade irrelevantes e, em 2018, os homens continuarão a ser liberados de estereótipos visuais estabelecidos há muito tempo, já que cada vez mais são vistas imagens que englobam a emoção, a vulnerabilidade e a complexidade masculina.

Os dados da Getty Images mostram um aumento de 53% nas buscas de clientes para o termo “pais homossexuais”. Já “meditação do homem” cresceu 126%, enquanto que “pai solteiro” teve um salto de 60% nas pesquisas.

A masculinidade estará na pauta de 2018 com imagens que englobam a emoção, a vulnerabilidade e a complexidade masculina, segundo a Getty

A masculinidade estará na pauta de 2018 com imagens que englobam a emoção, a vulnerabilidade e a complexidade masculina, segundo a Getty | Crédito: Bentom Wyemji/Getty Images

Mais elaboração

Com milhões de pessoas agora carregando lentes de alta qualidade no bolso todos os dias, fotografar é mais fácil do que nunca. Em resposta, os fotógrafos profissionais estão se voltando para a história da arte para criar imagens que promovam a ideia de registros mais elaborados.

Impulsionado em grande parte por criadores BAME (sigla para black, asian and minority ethnic, em tradução livre negros, asiáticos e minorias étnicas), que procuram por uma narrativa visual mais positiva e culturalmente rica por meio da subversão de técnicas de arte clássicas, o retrato começou a remontar a imagens de eras passadas, utilizando paletas suaves e tecidos luxuosos que se assemelham às pinturas.

A demanda por esse estilo de trabalho está crescendo: pesquisas por “luxury abstract” tiveram alta de 186%, enquanto que o termo “vintage portrait” cresceu 94%.

O retrato ganhará narrativa visual mais positiva e culturalmente rica por meio da subversão de técnicas de arte clássicas, preveem os especialistas da Getty

O retrato ganhará narrativa visual mais positiva e culturalmente rica por meio da subversão de técnicas de arte clássicas, preveem os especialistas da Getty | Crédito: Hero Images/Getty Images

Realisto conceitual

Uma combinação de tendências visuais em desenvolvimento em longo prazo, nova tecnologia e o atual ceticismo público de encarar as coisas por meio de seu valor original gerou uma nova expressão visual: “realismo conceitual”. Nas mídias sociais, vê se um aumento significativo na demanda por imagens mais reais e autênticas. Mas, em uma tendência nascida nos mundos da arte e da moda, os fotógrafos começam a criar mais imagens conceituais executadas em um estilo realista.

O alcance e a identificação são componentes importantes para se conectar com o consumidor de hoje, mas em 2018 que se verá são criadores buscando explorar esses temas de maneiras cada vez mais inesperadas. Pesquisas para “conceito inesperado” aumentaram 116%, enquanto as de “realidade” registraram um salto de 176%.

Pelos estudos da Getty, graças a uma tendência nascida no mundo da arte e da moda, os fotógrafos estão criando mais imagens conceituais executadas em um estilo realista

Pelos estudos da Getty, graças a uma tendência nascida no mundo da arte e da moda, os fotógrafos estão criando mais imagens conceituais executadas em um estilo realista | Crédito: Hollie Fernando/Getty Images

Problemas globais

Buscas por “diversidade e inclusão” (termos que transcendem a “masculinidade desfeita” e “segundo renascimento”) apresentam um aumento impressionante de 917%. Já “LGBTQ” cresceu 809%. As marcas e as empresas também estão reconhecendo a necessidade de uma melhor representação visual das diversas comunidades com buscas por “família multiétnica”, alta acima de 385%, e “diversidade cultural”, com 252%.

Mais preocupante, pesquisas de imagens que retratam estresse e ansiedade (especialmente em homens) viram um aumento significativo. “Suicídio adolescente” aumentou 429%, “estresse emocional” 263% e “abuso emocional” 110%. Já “homem estressado” cresceu 105%, “depressão homem” 31% e “homem preocupado” 100%.

Os dados de pesquisa também sugerem um foco global crescente no bem-estar mental, com buscas para “saúde mental” com alta de 174% e “conscientização em saúde mental” com 258%. Para saber mais, acesse o link http://visualtrends.gettyimages.com/.

Year in Focus

As imagens mais relevantes produzidas por fotógrafos da Getty Images, sobre os mais variados assuntos, estão na edição 2017 do Year in Focus, lançada em dezembro. Durante os últimos 12 meses do ano passado, os profissionais da agência acompanharam de perto 40 mil eventos noticiosos, 70 mil de entretenimento e mais de 50 mil esportivos. Marcado por agitação política em todo o mundo, 2017 testemunhou momentos cruciais da história, como a posse do presidente Donald Trump nos EUA, ataques terroristas em Londres e Barcelona, eleições na Alemanha e na França, marchas feministas ao redor do globo e protestos no Brasil. A fúria da natureza também foi marcante, em ocasiões como o Furacão Harvey.

“No mundo de hoje, a importância do fotojornalismo não pode ser subestimada. Essas imagens nos transportam do tapete vermelho de Hollywood para algumas das partes mais remotas do mundo, jogando luz em questões que nunca seriam conhecidas de outra forma”, afirma Paulo Schmid, diretor geral da Getty Images no Brasil.

O Year in Focus 2017 pode ser acessado no link http://yearinfocus.gettyimages.com/. Uma seleção de imagens que marcaram o ano do Brasil está disponível em https://gtty.im/2nFGA8Q.

O momento em que o jamaicano Usain Bolt de machuca na prova de revezamento 4 x 100 metros rasos no Mundial de Atletismo em Londres: uma das imagens marcantes do esporte em 2017

O momento em que o jamaicano Usain Bolt de machuca na prova de revezamento 4 x 100 metros rasos no Mundial de Atletismo em Londres: uma das imagens marcantes do esporte em 2017 | Crédito: Andy Lyons/Getty Images

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe:

comment this post


Click on form to scroll