23
01-2017

As aventuras do melhor pai do mundo

Olhar Global   /  
  • A primeira foto, que deu origem à série de Dave Engledow
  • Apesar de paracer colocar a filha em risco, tudo não passa de montagem
  • Aqui Alice Bee se prepara para jogar os óculos do pai na privada
  • As dificuldades de cuidar de uma criança pequena inspiraram Dave
  • As produções de Dave Engledow são sempre bem-humoradas
  • Esta é uma das imagens que Dave mais gosta e que fez sucesso na redes sociais
  • Nesta divertida montagem, Alice é que faz exercício pelo pai
  • O dia a dia de brincadeiras e motivo para novas fotos
  • O pai vira um CSI investigando a terrível ladra de cockies
  • Os desafios do cotidiano são bem aproveitados pelo criativo Dave

Pai de primeira viagem, na sexta semana de vida de Alice Bee, o americano Dave Engledow já havia esquecido o significado da palavra “dormir” e enfrentava um pânico constante por não ter ideia da maneira correta de cuidar da filha, aplacado na maior parte do tempo pelo amor que sente por ela. Ele decidiu fazer uma foto que retratasse o desafio, e a imagem acabou inspirando-o a fazer várias outras parecidas. O conjunto se tornou a série “World’s Best Father”, Melhor Pai do Mundo.

A primeira foto foi a única feita sem montagem. Nela, o pai segura Alice Bee distraidamente enquanto coloca o leite da mamadeira no próprio café, que está numa xícara com o título da série inscrito – essa mesma xícara passou a fazer parte de todas as imagens, uma espécie de ironia permanente. As demais imagens foram realizadas em várias etapas: primeiro, ele fotografa a si mesmo sozinho; depois, a filha e, em seguida, os outros elementos. No final, sobrepõe todas as imagens com a ajuda do Photoshop.

Processo de horas

Trata-se de um processo relativamente longo: a preparação do cenário dura em torno de duas horas; o ensaio, mais duas; e a pós-produção, de seis a 18 horas. Em nenhuma das imagens o bem estar de Alice Bee é ameaçado – Dave sempre trabalha com a esposa Jen, que é militar nas Forças Armadas dos EUA, ou com algum amigo para garantir que tudo sai com segurança e alegria.

O fotógrafo procurou uma forma criativa de expressar a experiência de ser pai pela primeira vez. “O que estou tentando dizer com a série é que não importa o quão assustado, frustrado e inseguro você se sinta sendo um novo pai. Não se esqueça de se divertir e aproveitar o momento, porque provavelmente vai acabar mais rápido do que você pode imaginar”, explica.

Formado em Fotojornalismo pela Universidade do Texas, em Austin (EUA), Dave começou na fotografia ainda adolescente, quando fazia registros de atividades em acampamentos de escoteiros para elaborar apresentações de slides aos pais dos escoteiros. Como vice-diretor do Working America, instituição afiliada à Federação Americana do Trabalho e ao Congresso de Organizações Industriais, a fotografia era um hobby na vida de Dave. Depois das fotos com a filha, ele assinou um contrato com a editora Gotham/Penguin para lançar um livro da série World’s Best Father nos Estados Unidos.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: