17
07-2019

A arte de recriar imagens icônicas

Olhar Global   /  
© Sandro Miller - John Malkovich como Che Guevara na foto imortal de Alberto Korda

© Sandro Miller – John Malkovich como Che Guevara na foto imortal de Alberto Korda

Como surgiu a ideia do premiado fotógrafo Sandro Miller de transformar o consagrado ator John Malkovich em modelo para homenagear grandes mestres

Por Juan Esteves

Descontraído, trajando calça jeans bordada e pulseiras, bronzeado e suado pela longa caminhada a pé do seu hotel em Cerqueira César até o Jardim Europa, na zona dos Jardins da capital paulista, Sandro Miller chegou ao Museu da Imagem e do Som (MIS) para dar uma entrevista exclusiva à Fotografe. Na conversa, o renomado fotógrafo americano revelou que há cerca de sete anos teve um câncer na garganta e no pescoço – alcançou um estágio avançado da doença, mas conseguiu se estabilizar e vem levando uma vida normal. Durante o período de quimioterapia, reviu mais de uma centena de livros de fotografia que o ajudaram a ter sucesso na profissão e algumas imagens icônicas não saíam da cabeça dele. Foi então que propôs uma parceria com John Malkovich: ele seria seu modelo na recriação de retratos marcantes na história da fotografia mundial.

Miller esteve recentemente no Brasil para participar do Maio da Fotografia no MIS, com a exposição peculiar em parceria com o renomado ator americano, intitulada Malkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia. A mostra, encerrada em 17 de junho de 2018, apresentou diversos retratos inspirados em famosos fotógrafos e artistas como os americanos Irving Penn (1917-2009), Richard Avedon (1923-2004), Andy Warhol (1928-1987) e Edward Curtis (1868-1952); o inglês David Bailey; o escocês Albert Watson ou o cubano Alberto Korda (1928-2001). Iniciado em 2013, é um trabalho que se distancia de uma simples paródia, tendo Malkovich como personagem em cerca de 100 imagens.

© Sandro Miller - Malkovich como a famosa mãe americana fotografada por Dorothea Lange

© Sandro Miller – Malkovich como a famosa mãe americana fotografada por Dorothea Lange

Nos quase seis anos em que começaram a série, Miller diz que em nenhum momento o ator discordou dele: “John me perguntava, ‘Sandro, o que vamos fazer hoje?’ Eu respondia: vamos fazer a fotografia assim e assado. Ele só respondia: ‘Ok, vamos fazê-la.’ Nós conversamos antes, claro, mas a questão é que ele realmente entendia o que estávamos fazendo. Ele é brilhante”, contou o fotógrafo. Sem essa parceria coesa entre fotógrafo e ator, as imagens seriam impossíveis de ser realizadas. Eles se conheceram no final da década de 1990, quando Miller trabalhava no Steppenwolf Theatre, em Chicago. Uma amizade que completou duas décadas.

A série com Malkovich expandiu o alcance do reconhecimento artístico de Miller. E cada foto é recriada com atenção aos mínimos detalhes. “Começo fazendo uma análise detalhada da iluminação usada pelo fotógrafo original para poder recriá-la. Descobrir o equipamento e a luz, depois de anos que a imagem foi feita, é um desafio”, explica. Tudo tem que ser perfeito, assim como os detalhes das roupas e, claro, a atuação impecável do ator. Na retaguarda, há uma equipe para ajudá-lo. “É uma turma enorme trabalhando, produtores, maquiadores, cenógrafos, entre outros, cujos nomes nem sempre são divulgados”, comenta.

© Sandro Miller - O ator como as gêmeas Roselle, do trabalho icônico de  Diane Arbus;

© Sandro Miller – O ator como as gêmeas Roselle, do trabalho icônico de Diane Arbus;

Autodidata
Ele comentou que aos 16 anos folheou pela primeira vez a revista American Photography e se deparou com o portfólio de Irving Penn. Entre os retratos do consagrado fotógrafo estava o do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), que, segundo Miller, marcaria sua vida. Nascido em uma família pobre de Chicago, o jeito foi aprender olhando os livros dos mestres do cânone fotográfico, pelos quais absorveu a composição, a iluminação e o modo de retratar as pessoas.

Essa determinação autodidata o levou à fama e a voos mais autorais. Um sucesso que lhe permite ter uma biblioteca com cerca de 700 livros de fotografia, que ele define como a “verdadeira educação”, pois não frequentou nenhuma escola de arte nem faculdade. “Achei que deveria agradecer a esses grandes fotógrafos. Temos quase duzentos anos de fotografia. É pouco se compararmos à pintura, que tem mais de mil anos. Claro que não fazemos nada novo, mas se você quer ser um mestre, tem que entender os mestres”, afirmou o artista.

© Sandro Miller - Malkovich como Albert Einstein mostrando a língua para a lente de Arthur Sasse

© Sandro Miller – Malkovich como Albert Einstein mostrando a língua para a lente de Arthur Sasse

Sandro Miller é um fotógrafo que acumula prêmios no meio publicitário, entre eles o francês Cannes Lion pela campanha para o Ambassador Scotch e o americano Clio Awards pela marca Harley-Davidson. Esteve diversas vezes entre os tops nas listas da American Photographer e da Archive 200 Best Advertising Photographers. É conhecido pelos seus retratos não somente no meio editorial, mas também no autoral.

Ele é meticuloso, o que é possível observar nas várias séries que produz, como Finding Freedom, com retratos de ex-detentos em busca de uma vida melhor na sociedade, um livro em parceria com o escritor Brandon Crockett que teve a arrecadação doada à causa.

Novas séries
Sandro Miller está trabalhando atualmente nas séries: My Hair, My Soul, My Freedom e I am Papua New Guinea. A primeira, segundo ele, “celebra a diversidade, a arte e o poder do cabelo da mulher negra. Um abraço na liberdade de expressão, a escolha celebrada por meio de penteados”. A segunda é um conjunto de impressionantes portraits de indivíduos da tribo Papua, devidamente paramentados. “Eles estão ficando aculturados, já usando tênis, essas coisas. Por isso resolvi fazer esse trabalho”, explicou.

© Sandro Miller -  Malkovich num autorretrato de Andy Warhol

© Sandro Miller – Malkovich num autorretrato de Andy Warhol…

© Sandro Miller - ...e como a Marilyn Monroe criada pelo próprio Warhol

© Sandro Miller – …e como a Marilyn Monroe criada pelo próprio Warhol

Entre viagens para diferentes partes do planeta, ele divide a vida entre o trabalho em publicidade, os retratos e o cotidiano com a família em Chicago – a esposa Claude- -Aline Miller (artista multimídia que veio ao Brasil com ele) e os dois filhos, Natalia e Nathan.

O trabalho com Malkovich não é o único em colaboração com um ator, embora seja o mais conhecido internacionalmente. Miller também fez parceria com a atriz americana Jessica Lange na série Icons of Progress, retratos em que ela encarna personagens como a cantora americana Janis Joplin (1943-1970) ou a artista mexicana Frida Khalo (1907-1954).

Ao contrário de muitos fotógrafos, Miller encara o trabalho publicitário com humor. Imagens para as séries da Netflix como Blind Spot ou The Blacklist dividem o espaço de campanhas mundiais para diferentes indústrias. “Não vejo nenhum problema, pois é esse trabalho que me permite criar os pessoais, os livros ou os projetos sociais. Na realidade, sou uma bela prostituta se me pagam bem”, disse, rindo.

© Sandro Miller - Malkovich como John Lennon abraçando Yoko Ono na foto emblemática de Annie Leibovitz

© Sandro Miller – Malkovich como John Lennon abraçando Yoko Ono na foto emblemática de Annie Leibovitz

© Sandro Miller - Malkovich como Alfred Hitchcock, clicado por Albert Watson

© Sandro Miller – Malkovich como Alfred Hitchcock, clicado por Albert Watson…

© Sandro Miller - ...como Salvador Dali, por Philippe Halsman

© Sandro Miller – …como Salvador Dali, por Philippe Halsman…

© Sandro Miller - ...e recriando um trabalho de Mapplethorpe

© Sandro Miller – …e recriando um trabalho de Mapplethorpe

© Sandro Miller - John Malkovich como modelo na reprodução de Sandro Miller para a obra Ronald Fischer, Beekeeper, de Richard Avedon

© Sandro Miller – John Malkovich
como modelo na reprodução de Sandro Miller para a obra Ronald Fischer, Beekeeper,
de Richard Avedon

© Sandro Miller - Fotos de novas séries de Miller, My Hair, My Soul, My Freedom...

© Sandro Miller – Fotos de novas séries de Miller, My Hair, My Soul, My Freedom…

© Sandro Miller - ...I am Papua New Guinea...

© Sandro Miller – …I am Papua New Guinea

© Sandro Miller - Obras mais antigas, como Finding Freedom, com ex-detentos...

© Sandro Miller – Obras mais antigas, como Finding Freedom, com ex-detentos…

© Sandro Miller - ...e Icon of Progress, em que a atriz Jessica Lange posa como Frida  Khalo

© Sandro Miller – …e Icon of Progress, em que a atriz Jessica Lange posa como Frida Khalo

© Juan Esteves - Sandro Miller esteve em São Paulo (SP), quando foi entrevistado e fotografado por Juan Esteves

© Juan Esteves – Sandro Miller esteve em São Paulo (SP), quando foi entrevistado e fotografado por Juan Esteves

Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 262

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe:

comment this post


Click on form to scroll