23
10-2017

Edu Simões lança um novo olhar sobre o Rio

  • Banhista na Praia de Copacabana enquadrada por Edu Simões
  • Geometria das traves na praia explorada por Edu Simões
  • O hall do Palácio de Capanema, por Edu Simões
  • Prédios no Centro do Rio emolduram o Morro do Pão de Açúcar ao fundo, por Edu Simões

A Galeria Marcelo Guarnieri, em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), abre no dia 9 de novembro de 2017 a exposição “Edu Simões – Clichê/Rio”, com 36 imagens feitas pelo fotógrafo paulistano em cartões-postais da cidade. Simões, porém, lança um novo olhar sobre os lugares, inspirado nos romances, contos, crônicas e poemas de grandes nomes da literatura brasileira, como Clarice Lispector, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Millôr Fernandes e Carlos Heitor Cony. As fotos são todas em P&B e foram produzidas entre 2000 e 2012.

Na mostra, o encontro entre a fotografia e a literatura evidencia-se, por exemplo, nas imagens dedicadas ao mineiro Carlos Drummond de Andrade, no ano de 2012. A Praia de Copacabana, bairro onde residiu o poeta e escritor, ganha contornos modernistas, no qual a preocupação é o rigor geométrico, evidenciado pela perspectiva das linhas quadradas de uma trave de futebol na areia da praia, ou, ainda, na arquitetura do hall do Palácio de Capanema, antiga sede do Ministério da Educação, local em que Drummond trabalhou, bem como serviu de cenário a alguns de seus contos e crônicas.

Com entrada gratuita, “ Edu Simões – Clichê/Rio” fica em cartaz até o dia 9 de dezembro de 2017 na Galeria Marcelo Guarnieri, à Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D, Ipanema. A visitação é de segunda a sexta, das 11h às 18h. Aos sábado, das 11h às 15h. Para mais informações, www.galeriamarceloguarnieri.com.br.

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe: