26
07-2017

Christian Cravo lança livro Luz e Sombra na SP-Arte/Foto

  • Christian Cravo trabalhou com enquadramentos que fogem do lugar-comum para dar a sua visão sobre a fauna africana
  • Mais do que uma manada de hipopótamos, a imagem remete a uma textura animal num jogo de luz e sombra
  • O corte das imagens de Christian Cravo leva o espectador a buscar o todo, como no caso desse elefante
  • O fotógrafo rodou por vários países da África em busca de recortes poéticos da natureza
  • O olhar do fotógrafo explorou em dunas imensas do deserto africano o surreal, o abstrato e o imaginário
  • O uso do P&B deu à série africana de Christian Cravo uma monumentalidade intrigante em relação à natureza selvagem

O fotógrafo baiano Christian Cravo lançará em agosto um novo livro, voltado totalmente para o continente africano, Luz e Sombra. Na obra, o artista apresenta fotografias feitas durante uma imersão em países como Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Congo e Uganda, trazendo a sua visão sobre a África e sua monumentalidade.

Para Cravo, o projeto representa um lado diferente do continente africano, fora dos padrões, e que privilegia a estética narrativa nas imagens. “A África é um continente de múltiplas facetas, raças, culturas e biodiversidade. Minha experiência anterior a 2010 era restrita à natureza humana, à cultura e aos desdobramentos pan-africanos”, afirma ele.

É possível observar no acervo de imagens o uso de inúmeros cortes, que buscam não documentar totalmente o real, mas sim mostrar partes dele por meio de enquadramentos inesperados, focando no campo formal e estético. As fotos buscam puras formas de luz e sombra, reforçadas principalmente pelo uso do P&B, remetendo a uma desmaterialização da natureza e com o intuito de aguçar a imaginação do observador para um mundo irreal.

O livro será lançado no dia 26 de agosto como parte do SP-Arte/Foto, que ocorre desde 2007 na cidade de São Paulo e está em sua 11ª edição. O evento será realizado no JK Iguatemi entre os dias 23 e 27 de agosto. Além disso, Cravo realizará entre os dias 5 e 28 de agosto uma exposição de uma série de fotos do projeto Luz e Sombra na Dan Galeria, que o representa, na Rua Estados Unidos, 1.638, Jardim América, em São Paulo.

1

 likes / 0 Comments
Compartilhe: