07
10-2019

35 lentes recém-chegadas ao mercado

Equipamentos   /  
Canon EF 400 mm f/2.8L IS III USM

Canon EF 400 mm f/2.8L IS III USM

Confira objetivas recentes de Canon, Fujifilm, Nikon, Sigma, Sony, Tamron, Tokina e Zeiss e veja quais podem fazer parte do seu equipamento

Por Mário Fittipaldi

O investimento em objetivas de qualidade é um dos mais eficazes para aqueles que buscam evoluir na fotografia, seja um profissional ou um entusiasta. Enquanto a renovação de câmeras é quase constante, a de lentes é bem mais vagarosa. O fato é que hoje as lentes estão num ótimo padrão de qualidade, mesmo as de marcas tidas como genéricas, caso de Sigma, Tamron e Tokina, que em outros tempos não despertavam tanta confiança.

Para facilitar a sua vida, já que é bem difícil acompanhar todas as novidades do mercado, Fotografe reuniu os 35 lançamentos mais importantes que ocorreram nos últimos meses, organizando-os por marca (originais e genéricas) em ordem alfabética, acompanhados de comentário e ficha técnica. Cinco dessas lentes estão nestas páginas duplas de abertura por um motivo simples: são de sonho, superteles caríssimas e de uso bem restrito, adoradas por fotojornalistas (principalmente os de esporte) e fotógrafos de natureza e vida selvagem.

A começar pelas duas Canon apresentadas em setembro de 2018, a EF 400 mm f/2.8L IS III USM e a EF 600 mm f/4L IS III, ambas atualizadas para a terceira versão com um sistema de estabilização de imagem (IS) mais avançado e um peso menor. O IS da 400 mm suporta 5 pontos de exposição e o peso é de 2.840 g (o mais leve da categoria). A distância mínima de foco chega a 2,5 m, o diafragma tem 9 lâminas e o filtro interno é de 52 mm. O preço? Bem, é igual ao de alguns carros zero km básicos no Brasil: US$ 12 mil. Já o modelo de 600 mm também garante 5 pontos de estabilização, tem distância mínima de foco em 4,2 m e pesa 3.050 g. Por ser f/4, custa só um pouco mais: US$ 13 mil.

Canon EF 600mm F4L IS III USM

Canon EF 600mm F4L IS III USM

A Nikon não fica muito atrás com a Nikkor AF-S 500 mm f/5.6E PF ED VR (haja letrinhas de especificações), uma supertele que utiliza um elemento Phase Fresnel (daí o PF) para que não ficasse enorme e pesada. Assim, a lente tem um diâmetro máximo de 106 mm, comprimento de 237 mm e pesa 1.440 g (o mesmo de uma 70-
-200 mm f/2.8). Preço: US$ 12,4 mil.

Nikon AF-S Nikkor 500mm F5

Nikon AF-S Nikkor 500mm F5

Lançamento surpreendente, a telezoom Nikkor AF-S 80-400 mm f/4E TC1.4 FL ED VR é a primeira da marca a incluir um teleconversor de 1,4x integrado ao projeto, permitindo que o fotógrafo com um simples apertar de botão a use como uma 252-560 mm (formato FX). Em câmera DX (full frame), a zoom tem ângulo de visão de 260-600 mm (378-840 mm com o sistema de teleconversor automático). Tudo isso também por US$ 12, 4 mil.

Nikon AF-S Nikkor 180-400mm F4E TC1

Nikon AF-S Nikkor 80-400mm F4E TC1

 

Por fim, a Sony mostrou a poderosa FE 400 mm F2.8 GM OSS, supertele com 17 elementos, diafragma circular de 11 lâminas e motores de foco de acionamento linear duplo. Ela é relativamente leve e curta: pesa 2.900 g e tem comprimento de 359 mm – e com US$ 12 mil você leva uma para casa.

Sony FE 400mm F2

Sony FE 400mm F2

Veja a seguir as outras 30 lentes. Essas bem mais dentro da realidade (e do bolso) de quem quer investir em lentes de qualidade.

Canon EF 70-200 mm F/4L IS II USM
Este modelo é um upgrade da versão original, com corpo mais resistente e revestimentos especiais que reduzem o flare e o efeito fantasma.  O estabilizador de imagem foi melhorado de 3 para 5 pontos de exposição. A distância focal mínima diminuiu de 120 cm para 100 m.

Canon EF 70-200 mm F/4L IS II USM

Canon EF 70-200 mm F/4L IS II USM

Canon EF 70-200 mm F/2.8L IS III USM
A terceira versão desta telezoom profissional da Canon incorpora revestimento de esfera de ar (ASC, pelas iniciais em inglês), que reduz o flare, e revestimentos de flúor nos elementos dianteiro e traseiro para evitar umidade e marcas de impressão digital. O estabilizador atua em 3,5 pontos.

Canon EF 70-200 mm F/2.8L IS III USM

Canon EF 70-200 mm F/2.8L IS III USM

Canon EF-M 32 mm F/1.4 STM
Esta lente fixa é, até agora, a mais rápida da linha de lente para as mirrorless da marca (encaixe EF-M). Com distância focal corrigida equivalente a 50 mm, suas principais características são uma lente asférica no conjunto de 14 elementos em 8 grupos e um motor de autofoco extremamente silencioso.

Canon EF-M 32 mm F/1.4 STM

Canon EF-M 32 mm F/1.4 STM

Canon RF 24-105 mm F/4L IS USM
Desenvolvida para a EOS-R, a mirrorless full frame da marca (encaixe RF), esta zoom possui lente asférica, revestimentos de esfera de ar e fluorine. O estabilizador reduz vibrações até 5 pontos e o autofoco conta com o silencioso motor Nano USM. A lente oferece ainda um anel de controle customizável.

Canon RF 24-105 mm F/4L IS USM

Canon RF 24-105 mm F/4L IS USM

Canon RF 28-70 mm F/2L USM
A exemplo da RF 24-105 mm acima, é mais um modelo de encaixe RF criado para a nova mirrorless EOS-R. Oferece corpo com estrutura selada para evitar poeira e respingos de água e tem revestimentos de esfera de ar e fluorine. Tem diafragma de 9 lâminas e a distância mínima de foco é de 39 cm.

Canon RF 28-70 mm F/2L USM

Canon RF 28-70 mm F/2L USM

Canon RF 35 mm F/1.8 IS STM Macro
Mais uma lente de encaixe RF desenvolvida para a EOS-R, a mirrorless da marca, esta fixa de distância focal de 35 mm possui um silencioso motor de autofoco e estabilizador que reduz vibrações em até 5 pontos. Outras características são a distância focal mínima de 17 cm e o peso de apenas 305 g.

Canon RF 35 mm F/1.8 IS STM Macro

Canon RF 35 mm F/1.8 IS STM Macro

Canon RF 50 mm F/1.2L USM
Uma luminosíssima fixa 50 mm de encaixe RF que completa a linha das lentes para a EOS-R. Tem corpo selado e resistente a poeira e respingos de água, além de elementos asféricos e revestimentos de esfera de ar e fluorine. A distância focal mínima é de 40 cm.

Canon RF 50 mm F/1.2L USM

Canon RF 50 mm F/1.2L USM

Fujifilm XC 15-45 mm F/3.5-5.6 OIS PZ
Compacta, esta é a primeira lente com zoom motorizado da série X, tendo equivalência de 23-69 mm em padrão 35 mm. Conta com 10 elementos, sendo três asféricos, em 9 grupos. Oferece distância mínima de foco de apenas 5 cm e pesa módicos 136 g.

Fujifilm XC 15-45 mm F/3.5-5.6 OIS PZ

Fujifilm XC 15-45 mm F/3.5-5.6 OIS PZ

Fujifilm XF 8-16 mm F/2.8 R LM WR
Com quatro elementos asféricos e três elementos Super ED, que diminuem a aberração cromática lateral, esta zoom super grande angular tem equivalência de 12-24 mm em 35 mm e conta com revestimento frontal para reduzir o flare e o efeito fantasma. O corpo selado resiste a poeira e respingos de água.

Fujifilm XF 8-16 mm F/2.8 R LM WR

Fujifilm XF 8-16 mm F/2.8 R LM WR

Nikkor Z 24-70 mm F/4 S
Lançamento da Nikon para a linha mirrorless Z6/Z7, está na faixa das distâncias focais bastante usuais. Inclui um elemento asférico de dispersão extrabaixa e três elementos asféricos que ajudam a reduzir a aberração cromática e as distorções laterais. Também conta com revestimentos para reduzir flare e efeito fantasma.

Nikkor Z 24-70 mm F/4 S

Nikkor Z 24-70 mm F/4 S

Nikkor Z 35 mm F/1.8 S
Ideal para fotos urbanas ou de paisagem, esta lente fixa luminosa foi criada para a nova  linha Z de câmeras mirrorless full frame da Nikon. Oferece três elementos asféricos que diminuem distorções e aberrações cromáticas e vem com um Nano Crystal Coat. Tem diafragma de 9 lâminas e proteção contra poeira  e umidade.

Nikkor Z 35 mm F/1.8 S

Nikkor Z 35 mm F/1.8 S

Nikkor Z 50 mm F/1.8 S
É uma fixa de 50 mm versátil e bem luminosa. Seus 12 elementos incluem dois asféricos para reduzir aberrações cromáticas e distorções e um Nano Crystal Coat. Também tem diafragma de 9 lâminas para oferecer um bokeh agradável quando o fundo estiver desfocado. Tem vedação contra poeira e umidade.

Nikkor Z 50 mm F/1.8 S

Nikkor Z 50 mm F/1.8 S

Sigma 14-24 mm F/2.8 DG HSM Art
Disponível com encaixes Canon EF, Nikon ZX  e Sigma SA, esta zoom super grande angular pode ser usada ainda com adaptador em encaixes Sony E. Com corpo resistente a poeira e respingos de água, oferece grande nitidez de imagem, especialmente quando usada em câmeras de 50 MP ou mais.

Sigma 14-24 mm F/2.8 DG HSM Art

Sigma 14-24 mm F/2.8 DG HSM Art

Sigma 28 mm F1.4 DG HSM ART
Grande angular fixa ultraluminosa, poderá ser encontrada para encaixes Canon EF, Nikon ZX e Sigma SA (Sony E com adaptador) no início de 2019. Conta com elementos asféricos para reduzir distorções e aberrações cromáticas e revestimentos para redução de flare e efeito fantasma.

Sigma 28 mm F1.4 DG HSM ART

Sigma 28 mm F1.4 DG HSM ART

Sigma 40 mm F/1.4 DG HSM ART
Projetada para oferecer extrema nitidez em fotografia e filmagem, este modelo estará disponível no início de 2019 em encaixes Canon EF, Nikon ZX  e Sigma SA (Sony E com adaptador). As características ópticas são semelhantes às da 28 mm acima, com elementos asféricos e revestimentos especiais.

Sigma 40 mm F/1.4 DG HSM ART

Sigma 40 mm F/1.4 DG HSM ART

Sigma 56 mm F/1.4 DC DN
Desenvolvida para uso com o encaixe E das câmeras mirrorless da Sony e também para o padrão Micro 4/3, este lançamento da Sigma é ideal para retratos. Na parte óptica, oferece dois elementos asféricos. O autofoco é rápido e silencioso, e a ampla abertura máxima permite excelente bokeh.

Sigma 56 mm F/1.4 DC DN

Sigma 56 mm F/1.4 DC DN

Sigma 60-600 mm F/4.5-6.3 DG OS HSM
Uma ousada supertelezoom da linha Sport que foi desenvolvida para as DSLRs full frame Canon e Nikon. Conta com estabilizador de imagem de 4 pontos de exposição e é compatível com os teleconversores 1.4x e 2x da Sigma para aumentar ainda mais o alcance. Conta ainda com base para tripé/monopé.

Sigma 60-600 mm F/4.5-6.3 DG OS HSM

Sigma 60-600 mm F/4.5-6.3 DG OS HSM

Sigma 70-200 mm F/2.8 DG OS HSM 
Prevista para chegar às lojas no início de 2019, é outra telezoom da linha Sport disponível para DSLRs full frame Canon e Nikon. Um dos destaques é a abertura constante f/2.8, além de elementos de baixa distorção para corrigir aberrações cromáticas e fringe (efeito franja). Tem colar de tripé rotativo.

Sigma 70-200 mm F/2.8 DG OS HSM

Sigma 70-200 mm F/2.8 DG OS HSM

Sigma 70 mm F/2.8 DG MACRO Art
É a primeira macro da série Art (profissional)  da marca e oferece reprodução 1:1 verdadeira. Vem com proteção contra poeira e respingos de água. Uma boa característica é que o anel de foco manual está sempre disponível, mesmo com o autofoco ligado. Encontrada em encaixes para Canon EF, Nikon F (FX),  Sigma e Sony FE.

Sigma 70 mm F/2.8 DG MACRO Art

Sigma 70 mm F/2.8 DG MACRO Art

Sigma 105 mm F/1.4 DG HSM ART
Um dos destaques desta meia-tele é a ampla abertura máxima, que a torna ideal para retratos. O conjunto óptico foi projetado para diminuir aberrações, distorções cromáticas, flare e efeito fantasma. Tem encaixe para Sony E,  Nikon F e Canon EF. Vem com colar de tripé Arca-Swiss e tem vedação contra poeira e respingos.

Sigma 105 mm F/1.4 DG HSM ART

Sigma 105 mm F/1.4 DG HSM ART

Sony E 18-135 mm F/3.5-5.6 OSS
Bastante versátil, é uma zoom compacta com sistema de estabilização projetada para as câmeras mirrorless APS-C da marca, equivalendo a uma 27-202,5 mm no padrão 35 mm. Tem um elemento asférico e revestimentos de dispersão para reduzir aberrações cromáticas e distorções.

Sony E 18-135 mm F/3.5-5.6 OSS

Sony E 18-135 mm F/3.5-5.6 OSS

Sony FE 24 mm F/1.4 GM
A nova série G para as câmeras mirrorless full frame da marca promete excelente qualidade de imagem graças a dois elementos asféricos XA (extreme aspherical) e três elementos de baixa dispersão, que reduzem aberrações cromáticas e distorções. A resposta ao autofoco manual é linear, útil em vídeo.

Sony FE 24 mm F/1.4 GM

Sony FE 24 mm F/1.4 GM

Tamron 17-35 mm F/2.8-4 Di OSD
Uma zoom grande angular de tamanho compacto que tem versões com encaixes para Canon EF e Nikon F (FX). O conjunto óptico conta com revestimentos especiais para reduzir flare e efeito fantasma, enquanto o motor do autofoco é rápido e silencioso. O modelo é resistente a poeira e respingos de água.

Tamron 17-35 mm F/2.8-4 Di OSD

Tamron 17-35 mm F/2.8-4 Di OSD

Tamron 28-75 mm F/2.8 Di III RXD
Desenvolvida para as câmeras mirrorless full frame da Sony, esta zoom conta com autofoco à ação rápida, compatível com o sistema Direct Manual Focus da Sony. O corpo selado é resistente a respingos de água e poeira e o revestimento de fluorine previne impressões digitais e marcas de oleosidade na parte frontal.

Tamron 28-75 mm F/2.8 Di III RXD

Tamron 28-75 mm F/2.8 Di III RXD

Tamron 70-210 mm F/4 Di VC USD
Telezoom de boa luminosidade produzida para encaixes de DSLRs Canon e Nikon, conta com mecanismo de zoom interno, estabilizador de imagem de 4 pontos de exposição e foco manual sempre disponível (mesmo com o autofoco acionado). É resistente a poeira e respingos de água.

Tamron 70-210 mm F/4 Di VC USD

Tamron 70-210 mm F/4 Di VC USD

Tamron SP 15-30 mm F/2.8 Di VC USD G2
Esta segunda geração do modelo zoom grande angular luminoso tem versões com encaixe para Canon EF e Nikon F (FX). O conjunto óptico incorpora um elemento asférico e revestimentos para reduzir flare e efeito fantasma. À prova de umidade, a lente oferece estabilizador de imagem de 4,5 pontos de exposição.

Tamron SP 15-30 mm F/2.8 Di VC USD G2

Tamron SP 15-30 mm F/2.8 Di VC USD G2

Tokina Firin 20 mm F/2 FE AF
Esta fixa é a versão autofoco do modelo Firin 20 mm F/2 FE MF super grande angular. Desenvolvida para o encaixe Sony E, o conjunto óptico inclui dois elementos asféricos e três elementos de superbaixa dispersão. O autofoco conta com motor ultrassônico do tipo anel.

Tokina Firin 20 mm F/2 FE AF

Tokina Firin 20 mm F/2 FE AF

Tokina Opera 50 mm f/1.4 FF
A linha Opera marca a estreia da marca  no segmento de lentes premium para DSLRs full frame, e esta fixa de 50 mm é a primeira da safra. Conta com três elementos de superbaixa dispersão e dois elementos asféricos para redução de aberrações cromáticas e distorções. Resistente a poeira e respingos de água.

Tokina Opera 50 mm f/1.4 FF

Tokina Opera 50 mm f/1.4 FF

Zeiss Batis 40 mm F/2 CF
Leve e compacta, esta macro fixa da alemã Zeiss foi desenvolvida para o encaixe Sony E. Entre as características, oferece um display OLED que mostra a distância do objeto em foco e a profundidade de campo. O conjunto óptico inclui elementos asféricos e revestimentos para reduzir flare. Faz o foco a apenas 2 cm.

Zeiss Batis 40 mm F/2 CF

Zeiss Batis 40 mm F/2 CF

Zeiss Loxia 25 mm F/2.4
Também projetada para o encaixe Sony E, esta grande angular trabalha somente com foco manual. O conjunto óptico possui dois elementos asféricos para reduzir distorções. Oferece escalas de distância (telêmetro) e profundidade de campo. O anel de abertura pode ter os cliques desativados, recurso útil para vídeo.

Zeiss Loxia 25 mm F/2.4

Zeiss Loxia 25 mm F/2.4

Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 267 

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe:

comment this post


Click on form to scroll