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12-2017

Confira 30 dicas para fazer bons retratos

Dicas Técnicas   /  
O fotógrafo deve observar com atenção o rosto da pessoa: há sempre um lado mais doce e outro mais frio, diz a especialista

O fotógrafo deve observar com atenção o rosto da pessoa: há sempre um lado mais doce e outro mais frio, diz a especialista

Por Livia Capelli/Fotos:Shutterstock

Glória Flügel é uma experiente retratista que tem como especialidade fotografar pessoas comuns, que fogem dos padrões estéticos impostos pela sociedade. Extrovertida, ela também faz fotos para publicidade, mas seu forte mesmo, entre outras coisas, são retratos corporativos, de políticos, famílias e idosos. Fotografe pediu a ela que reunisse 30 dicas e sugestões para quem deseja explorar o segmento de retratos. Dona de uma técnica peculiar de direção para desinibir até os mais tímidos que não estão acostumados com os flashes, ela ensina o caminho das pedras. Confira.

Direção

1- Observe o melhor ângulo do seu modelo. Há sempre um lado dos olhos que é mais doce e amoroso e outro que é mais frio. Na dúvida, fotografe os dois lados, e depois, faça a escolha junto com o retratado. A luz deve ser afinada conforme o melhor ângulo.

2- Em alguns casos, uma leve angulação da cabeça (para baixo ou para cima) poderá evidenciar o melhor ângulo do seu retratado. O lado que o modelo penteia o cabelo, o movimento da boca e o jeito de sorrir podem dizer muito sobre o lado do rosto que a pessoa mais se identifica.

3- Use um espelho no lado oposto ao do melhor ângulo do seu modelo. Isso ajudará a pessoa a se autodirigir.

4- Crie conteúdo no olhar: procure conversar sobre assuntos pessoais e afetivos. As pupilas costumam triplicar de tamanho quando falamos sobre coisas que amamos.

Conversar sobre assuntos afetivos com a pessoa costuma aumentar o tamanho das pupilas e isso é ótimo para o retrato, pois os olhos ficam mais expressivos

Conversar sobre assuntos afetivos com a pessoa costuma aumentar o tamanho das pupilas e isso é ótimo para o retrato, pois os olhos ficam mais expressivos

5- Os gestos e a direção das mãos devem, dê preferência, ser pouco abertos e contidos, entretanto devem ser genuínos.

6- Cuide da tensão da coluna cervical do seu retratado. A maioria das pessoas tende a tencionar essa região e acabam não percebendo, e no retrato isso fica evidente. Peça licença e faça uma massagem nos ombros para “desmontar” essas tensões.

7- Sorrisos e risadas precisam ser dadas de maneira sincera e genuína. Colecione um repertório de piadas curtas. Conte-as sem tirar os olhos do visor e o dedo no botão de disparo da câmera e aproveite para clicar durante o auge do humor. Após uma boa gargalhada os olhos tendem a ficar marejados e felizes. Aproveite o momento.

8- Prefira abordar assuntos pessoais e emocionais durante o ensaio. Não provoque conversas com temas difíceis. Aproveite para fazer bons cliques enquanto a pessoa fala. Espere as sílabas abertas para fazer o clique.

A direção de um retrato requer cuidado com o posicionamento das mãos da pessoa; aqui as mãos estão bem posicionadas

A direção de um retrato requer cuidado com o posicionamento das mãos da pessoa; aqui as mãos estão bem posicionadas

9- Música povoa os pensamentos e ajuda a emocionar. Use o recurso durante a sessão. Elas devem ser as preferidas do seu retratado, e não a suas.

10- Posar de corpo inteiro é bem difícil. O truque é pedir para que a pessoa dê dois passos para frente e depois para trás. Clique no primeiro passo. Esse movimento rende fotos espontâneas.

11- Peça movimentos rápidos, como olhar para o lado e voltar a olhar para a câmera. Fotografe antes do seu modelo terminar a pose. A expressão é natural no instante do movimento.

12- Peça para o modelo experimentar sentimentos simples: como frio, calor, pressa, preguiça, medo, sedução, raiva. Peça que faça um discurso, mesmo que sem nexo, como: “-pamonhas, pamonhas, pamonhas”. Ou declamando um poema, o hino nacional, regendo uma orquestra. Você vai ver como funciona.

Fazer a pessoa dá dois passos para frente e um para trás, e clicar no primeiro passo, é um truqpe para fotos de corpo inteiro, em especial as corporativas

Fazer a pessoa dá dois passos para frente e um para trás, e clicar no primeiro passo, é um truque para fotos de corpo inteiro, em especial as corporativas

13- Durante as trocas de roupas e acessórios estimule o retratado a se olhar em um espelho colocado no set de fotografia. Isso pode render bons registros.

14- O fotógrafo de retratos deve se dividir em dois: um que fica sempre com os olhos na câmera e outro que faz uma investigação minuciosa do rosto e corpo do modelo.

15- Pergunte sobre tudo ao seu modelo. Ouça sempre. Não economize elogios, sempre sinceros. Mergulhe no rosto e espírito do seu retratado. Exerça ao máximo o sentido da palavra empatia.

16- Coloque um apoio para as mãos e cotovelos na frente do seu retratado. Um cubo de madeira alto ou o encosto de uma cadeira podem ser valiosos truques para o seu modelo interagir e conter os gestos.

Ter apoios para as mãos e cotovelos do retratado ajuda a conter gestos e deixa a pessoa mais relaxada na hora de posar; aqui, a cadeira e o tablet resolveram o problema

Ter apoios para as mãos e cotovelos do retratado ajuda a conter gestos e deixa a pessoa mais
relaxada na hora de posar; aqui, a cadeira e o tablet resolveram o problema

17- Para retratos com finalidade de trabalho (para o setor corporativo, campanhas publicitárias ou políticas), use a técnica do enquadramento formal e clássico: os ombros devem sempre aparecer. Faça ainda muitas variações de enquadramento durante o ensaio. Fundos brancos são sempre infalíveis.

Produção

18- A maquiagem em um retrato deve ser pouca, simples e discreta, principalmente no caso dos homens. Utilize sempre bons produtos, principalmente de marcas apropriadas para fotografia. Se for preciso retire o excesso com uma toalha seca.

19- Cosméticos brilhantes ou cintilantes devem ser abolidos das opções de maquiagem para retratos.

20- Um colírio lubrificante aplicado antes do ensaio poderá deixar os olhos nítidos. Olhos aguados pelo colírio brilham mais na foto.

A maquiagem para retratos, principalmente os corporativos, deve ser simples e discreta; cosméticos brilhantes ou cintilantes não devem ser usados

A maquiagem para retratos, principalmente os corporativos, deve ser simples e discreta; cosméticos brilhantes ou cintilantes não devem ser usados

21- Em pessoas idosas ou de pele muito branca, prefira usar tons de cinza ou marrom no contorno dos olhos e sobrancelhas.

22- Antes da sessão, peça para o seu modelo escovar os dentes. Eles ficam mais brilhantes.

23- Para a boca masculina utilize uma pomada apropriada ou algum hidrante, como manteiga de cacau (não deixe excessos). Pelos nas orelhas e no nariz devem ser removidos antes do retrato.

24- Tome cuidado especial com as sobrancelhas, que durante a troca das roupas costumam se desalinhar. Penteie-as.

25- Lembre-se: a câmera vê o que você não enxerga. Faça alguns cliques antes para testar a maquiagem.

Maquiagem para homens deve ser a mais discreta possível e deve-se ter o cuidado de remover pelos das orelhas e do nariz que estiverem aparecendo

Maquiagem para homens deve ser a mais discreta possível e deve-se ter o cuidado de remover pelos das orelhas e do nariz que estiverem aparecendo

Iluminação

26- A luz de um retrato deve ser suave e filtrada por grandes modificadores. Utilize, no mínimo, dois acessórios, como o dois hazies ou um hazy e um striplight. Posicione um terceiro refletor de luz difusa e potente ao lado da câmera para enfatizar os olhos do modelo e criar um ponto de brilho na íris.

27- Afine a luz com o modelo no set. Avise a pessoa que, por alguns minutos, a relação será puramente técnica. Peça desculpa, sempre.

28- Cada rosto requer posições específicas. Posicione a câmera em ângulos variados até encontrar a simetria dos olhos do retratado. Se for o caso, suba em uma escada para retratar pessoas muito altas ou com olhos pequenos. Ajude a pessoa a se posicionar.

A iluminação de retrato em estúdio deve ser suave, filtrada por grandes modificadores de luz, como o hazy e o strip; a sombrinha também pode ser usada

A iluminação de retrato em estúdio deve ser suave, filtrada por grandes modificadores de luz, como o hazy e o strip; a sombrinha também pode ser usada

29- Se for realizar um retrato na contraluz, use uma iluminação difusa. Tome cuidado com os cabelos ralos. Eles ficam evidentes na contraluz. Cuidado também com luzes colocadas no alto da cabeça do retratado. Elas brilham demais e costumam realçar falhas no cabelo.

30- Para aqueles modelos que usam óculos, peça para que lavem bem as lentes com detergente. Use luzes difusas laterais no rosto (uma luz de um lado e um rebatedor do outro resolve bem) e uma terceira fonte de luz rebatida no teto branco e um isopor.

A câmera deve ser posicionada em ângulos variados até que o fotógrafo encontre a simetria dos olhos do retratado

A câmera deve ser posicionada em ângulos variados até que o fotógrafo encontre a simetria dos olhos do retratado

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