Galpões históricos da Companhia Ferroviária da Vila de Paranapiacaba serão ocupados pelo festival de fotografia

Galpões históricos da Companhia Ferroviária da Vila de Paranapiacaba serão ocupados pelo festival de fotografia

Nomes como Claudia Andujar, Evandro Teixeira, Nair Benedicto, João Roberto Ripper, Rubens Fernandes Junior, Claudio Feijó, Eder Chiodetto, Marcio Vasconcelos, Valdemir Cunha e Ed Viggiani fazem parte da programação de palestras e oficinas da primeira edição do Festival de Fotografia de Paranapiacaba, em Santo André (SP), previsto para ocorrer nos dias 15 e 16 de setembro de 2018.

Sob a direção de João Kúlcsar e apoio de Fotografe, o evento promete uma programação intensa voltada na bucólica vila a 60 km da capital paulista, oferecendo discussões e reflexões a respeito da imagem e o diálogo entre produção fotográfica brasileira e a alfabetização visual. Uma casa na vila será transformada em um espaço lúdico e pedagógico para oficinas gratuitas de formação para todos os públicos, crianças, adolescentes e adultos, bem como capacitação de professores para uso da imagem em sala de aula.

Estão previstas palestras, oficinas, workshops, exposições (como 1968, de Evandro Teixeira, e História de Brinquedos, do italiano Gabriele Galimberti), leitura de portfólios, projeções noturnas e até um brechó fotográfico. A ideia é que a histórica Vila Paranapiacaba (criada em 1862 por ingleses das linhas férreas São Paulo Railway), seja transformada em um território de aprendizado e troca entre fotógrafos profissionais e aficionados por fotografia. Também estão na programação nomes como Iatã Cannabrava, Denise Camargo, Paulo Fehlauer, André Penteado, Lucas Lenci, Bebete Viégas, Ricardo Luis Silva, Thyago Nogueira, Alexandre Sequeira, Roberta Tavares e Jailson de Souza e Silva juntamente com os coletivos Garapa e Amapoa.

PROGRAMAÇÃO

No domingo, dia 16, haverá uma programação especial: um trem histórico, construído na década de 1950, fará o trajeto da estação da Luz até Paranapiacaba. O trajeto é de 48 km e dura 1h30. Além das passagens de ida e volta, o ingresso contemplará um lanche durante viagem e uma atividade que acontecerá na Vila de Paranapiacaba.

As oficinas ocorrerão das 10h às 17h nos dias 15 e 16 de setembro de 2018, na Parte Alta da Vila de Paranapiacaba.

As entrevistas e debates do festival ocorrerão no Teatro Lira Serrano, na própria Vila, e os horários podem ser vistos abaixo:

SÁBADO (15/09)
9h30 às 10h30 – Roberta Tavares
11h às 12h – Alexandre Sequeira
12h30 às 13h30 – Márcio Vasconcelos
14h às 15h30 – João Roberto Ripper E Jailson de Souza (Observatório das Favelas)
16h às 17h30 – Claudia Andujar entrevistada por Thyago Nogueira (IMS)

DOMINGO (16/09)
10h às 11h – Denise Camargo
11h30 às 13h TED – Fotografia: Sergio Silva, Zé Bobby, Penna Prearo, Mônica Zaratini, Coletivo Visto Permanente e Maíra Erlich
13h30 às 14h30 – Nair Benedicto entrevistada por Rubens Fernandes Jr.
15h às 16h – Evandro Teixeira

Para mais informações, acesse: https://www.festivalfotoparanapiacaba.com.br/

Mapa dos espaços do festival e setores de serviço na Vila de Paranapiacaba

Mapa dos espaços do festival e setores de serviço na Vila de Paranapiacaba

0

 likes / 0 Comments
Compartilhe:

comment this post


Click on form to scroll